Alcoólatra: 6 Sinais Para Identificar Se Você Tornou-se um Alcoólatra

Como Identificar se você tornou-se um alcoólatra?

Públicado em: 27 de julho de 2019

Última Atualização em: 4 de outubro de 2021

Às vezes é difícil identificar a fronteira entre o “bebedor social” e o alcoólatra. Aqui estão algumas perguntas para evitar ir muito longe no consumo de álcool.

  1. Limite Alcoólico
  2. Bebedores sociais”
  3. Problemas em Casa
  4. Observações Entre Amigos e Familiares
  5. Descontrole Alcoólico
  6. Quando o abuso toma o lugar do prazer?

O alcoolismo é uma síndrome. Aqueles que o enfrentam, passam por diversos problemas, como beber compulsivo, dificuldade para parar, dependência física (sintomas de abstinência após um período de bebida) ou tolerância ao álcool (a necessidade de aumentar as quantidades para obter o efeito desejado).

Segundo estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS),  o consumo baixo ou moderado de álcool, por exemplo, resulta em uma redução no risco de doenças coronárias.

Se mais e mais estudos mostrarem que o consumo moderado de álcool pode ter efeitos positivos sobre a saúde, o alcoolismo continua sendo um problema real que não tem nada a ver com a degustação de um copo de vinho durante refeição. Mas cuidado: não precisa ser alcoólatra para experimentar dificuldades. O abuso de álcool também pode complicar sua vida

Como Identificar um Problema com Álcool?

Pense. Se você tiver dificuldades no trabalho, em casa e nas relações com os outros, ou se sua saúde for afetada pelo consumo de álcool, talvez seja hora de você ver a realidade. Para saber se você realmente tem um problema com álcool, faça esse pequeno teste.

  • Você acha que deve reduzir seu consumo de álcool?
  • As pessoas ao seu redor criticam sua bebida?
  • Você já se arrependeu de certas ações ou se sentiu culpado depois de beber?
  • Você precisa tomar uma bebida pela manhã para se recuperar de uma noite bêbada?

Se você respondeu sim a mais de uma dessas perguntas, é provável que você tenha um problema.

Álcool e Drogas: Efeitos Perigosos

O álcool interage com mais de cem drogas. Essas interações aumentam o risco de doenças e lesões e podem até causar a morte. Os efeitos do álcool aumentam em dez vezes quando tomados junto com certas drogas que atuam no sistema nervoso central , como pílulas para dormir, anti-histamínicos, antidepressivos e ansiolíticos.

Além disso, alguns medicamentos usados ​​em casos de diabetes ou doença cardiovascular pode formar uma combinação perigosa com álcool.

6  Principais Sinais Alcoólicos:

1 – Limite Alcoólico

Quando se trata de beber, você acha difícil controlar os valores, você pode mudar o tipo de bebida ou álcool que você consome, mas sempre que você bebe, você acaba ficando bêbado.

Se você não sabe quando parar, isso é um sinal claro de que você tem um problema com o álcool

 

2  – “Bebedores sociais”

Muitas pessoas se definem como bebedoras sociais : se você precisa ou toma uma bebida antes de começar o dia, se toma várias bebidas todos os dias ou muitas vezes por semana, se seu consumo de álcool sai de situações sociais e o faz mesmo quando você se encontra sozinho, então você não é um bebedor social, pelo contrário, você pode estar tendo problemas com o álcool.

 

3 – Problemas em Casa

É normal que algumas situações nos façam sentir a necessidade de beber uma bebida para relaxar e esquecer os problemas por um momento, mas essa atitude não é a solução para nenhum dos conflitos que nos são apresentados diariamente. Se o seu consumo lhe causou problemas em casa , no trabalho ou em outro lugar, preste atenção, esse é um dos sinais mais claros do alcoolismo.

 

4 – Observações Entre Amigos e Familiares

Se sua família ou amigos fizeram observações sobre sua bebida e você ficou incomodado com os comentários, se esse aspecto for a causa das discussões com os que estão à sua volta, é possível que outros estejam detectando um comportamento que sai de você o habitual.

Você deve entender que, se as pessoas mais próximas a você observarem que sua bebida não é normal, elas podem estar detectando algo que você ainda não quer assumir: que você tem um problema com o álcool.

 

5 – Descontrole Alcoólico

Você já tentou deixar a bebida por algum tempo sem conseguir? Se a resposta for sim, você pode precisar de ajuda para dar esse passo importante e levar uma vida muito mais tranquila.

Quando não é possível deixarmos o álcool mesmo por curtos períodos de tempo, é possível que haja um vício na bebida que é importante assistir antes que as complicações do alcoolismo comecem a afetar sua saúde e relacionamentos.

 

Se, além de todos esses sinais, você teve várias lacunas mentais depois de beber, muitas vezes sente falta do trabalho, da universidade ou de suas responsabilidades devido à ressaca e acha que sua vida seria muito melhor se soubesse como beber ou se não sentisse atração por álcool, então você tem alguns sinais importantes de dependência

Não há motivo para sentir vergonha por ter um problema com a bebida, o importante é manifestar o desejo de mudança e dar o passo adiante. Vá para Alcoólicos Anônimos mais próximo de sua comunidade e compartilhe sua experiência com outras pessoas que se sintam como você, isso o ajudará muito.

Busque ajuda, para libertar-se do alcoolismo o vício em álcool é um problema sério que não se resolve e também pode afetar sua saúde drasticamente. Sua vontade é a diferença entre levar uma vida mais calma e feliz ou sempre depender de uma bebida para se sentir “cheio”.

Você deve entender que, se as pessoas mais próximas a você observarem que sua bebida não é normal, elas podem estar detectando algo que você ainda não quer assumir: que você tem um problema com o álcool .

6 – Quando o abuso toma o lugar do prazer?

O abuso de álcool é reconhecido em uma das seguintes situações:

  • Você não cumpre suas obrigações no trabalho, na escola ou em casa.
  • Você consome álcool em situações potencialmente perigosas, antes de dirigir seu carro, por exemplo, ou operar máquinas.
  • Você tem problemas legais relacionados ao consumo de álcool (você está parado por dirigir embriagado, você está envolvido em um acidente relacionado ao consumo de álcool).
  • Você continua a beber mesmo que o álcool dificulte o relacionamento com os outros.

Álcool e a Saúde: Problemas no fígado?

Embora os problemas interpessoais possam ocorrer após um período de tempo relativamente curto, outros se desenvolvem gradualmente e tornam-se evidentes somente após um longo período de consumo. O fígado é o principal afetado. O consumo crônico pode levar à esteatose alcoólica ao longo do tempo, o que resulta em sobrecarga de gordura no fígado.

A esteatose pode evoluir para hepatite alcoólica. As células do fígado, em seguida, têm lesões, aumentam de tamanho, tornam-se necróticas e suas paredes engrossam.

A hepatite pode ser fatal se o uso de álcool não parar. Finalmente, o consumo excessivo de álcool por dez ou vinte anos pode levar ao desenvolvimento de cirrose.

O álcool também é o terceiro fator na hipertensão , depois da idade e do peso corporal. O consumo crônico também pode causar problemas cardíacos (taquicardia, palpitações) e aumentar o risco de certos tipos de câncer (boca , faringe, laringe, pâncreas , esôfago).

O álcool é uma das principais causas de gastrite e leva à má absorção de nutrientes no intestino, o que explicaria algumas deficiências de vitaminas em bebedores pesados. Finalmente, isso afeta negativamente a qualidade do sono e a vigilância.

Como reduzir seu consumo?

Veja como impor limites:

  • Anote as razões pelas quais você quer beber menos ou parar de beber.
  • Defina um limite para não exceder, por dia ou por semana. Lembre-se de que, para reduzir o risco, você não deve beber mais de dois drinques por dia (um para mulheres). E uma bebida equivale a 12 onças (360 ml) de cerveja, 5 onças de vinho (150 ml) ou uma onça e meia de bebidas espirituosas (45 ml).
  • Mantenha um diário do seu consumo de álcool. Todos os dias, insira a quantidade, tipo de álcool e onde você esteve bebendo. Faça o exercício por três semanas e compare os resultados com o objetivo que você definiu para si mesmo.
  • Não mantenha álcool em casa ou em quantidades muito pequenas.
  • Beba devagar, idealmente não mais do que uma bebida por hora.
  • Alterar enquanto bebe água, um refrigerante ou um suco depois de beber álcool.
  • Nunca beba com o estômago vazio e belisque enquanto bebe.
  • Um ou dois dias por semana, abster-se completamente de beber álcool. Se você tiver sucesso, tente por uma semana.
  • Aprenda a dizer não.
  • Quando você não está bebendo, encontre atividades divertidas para fazer com a família ou amigos.
  • Fuja das tentações. Evite locais onde você bebe álcool ou pessoas que possam incentivá-lo a beber.
  • Buscar apoio de sua família e amigos
  • E acima de tudo, aguente firme. Talvez você encontre o prazer de beber sem suas desvantagens.

Beber é um ato social e por isso é difícil para muitas pessoas perceberem que têm uma relação prejudicial com o álcool. Não é fácil identificar que temos um problema com o vício em álcool, mas o primeiro passo é admitir que há algo que não está certo em avançar e superar a situação. Se você já se perguntou sobre como saber se você é um alcoólatra

Este artigo é meramente informativo. Nós convidamos você a consultar um médico em caso de apresentar qualquer tipo de condição ou desconforto. Para maiores informações você pode entrar em contato com a InterHelp Internação e Remoção e falar com um de nossos orientadores.

Acesse nosso site: www.interhelpinternacao.com.br 

5/5 - (6 votos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima