A internação compulsória de idoso em asilo acontece a partir do momento em que é notado certo tipo de risco para a integridade do idoso ou de terceiros, provocado por transtornos mentais ou abuso de substâncias.
Ademais, em outros contextos a internação compulsória é vista por estudiosos como um ato que fere a liberdade do sujeito.
Cabe fazermos a reflexão sobre o assunto. Mas, de qualquer forma, apresentaremos informações sobre este tipo de internação.
Internação compulsória de idoso em asilo: Como ela funciona?
A internação compulsória acontece no momento em que é feito um laudo médico que constate que determinado indivíduo apresenta riscos contra a sua integridade ou de terceiros, pondo em risco assim a sua vida.
Logo, o médico poderá indicar a internação e, por meio de um decreto feito por um juiz qualificado, a internação poderá acontecer.
Internação compulsória de idoso em asilo: Quem pode requerer a internação?
A internação compulsória pode ser requerida por familiares ou pessoas próximas ao paciente, desde que haja um laudo médico que comprove a situação e a real necessidade de internação.
Pois é apenas a partir deste laudo que o Juiz da Vara da Família poderá decretar a internação compulsória, ou não.
Como funciona a internação compulsória de um idoso alcoólatra?
No caso de idosos alcoólatras, a internação compulsória seguirá um mesmo caminho que acontece com todas as pessoas, de qualquer idade.
Se houver sinais de que o indivíduo está ponto a sua vida em risco, assim como a vida de terceiros, o laudo médico poderá solicitar a internação, que pode vir a ser decretada por um juiz.
Vale lembrar que o risco à integridade pode estar relacionado com: questões morais (em que a pessoa se expõe); físicas (quando há riscos de fraturas, morte e ferimentos, como acidentes); psicológicos (considerando que a pessoa toma atitudes que pode se arrepender depois); financeiros (quando a pessoa gasta ou faz dívidas sob efeito da bebida e não tem noção real das consequências).
Cada caso deverá ser avaliado com minuciosidade, para garantir o bem-estar e o conforto do paciente.
Para saber mais sobre clínicas de reabilitação para idosos alcoólatras, ou conhecer os melhores asilos em sua região, entre em contato com a Interhelp Internação.
Há mais de 10 anos atuando no linha de frente em combate a dependência química.