Como funcionam os tratamentos espirituais para dependentes químicos?
Tratamentos Espirituais apara-Dependentes Químicos

Como funcionam os tratamentos espirituais para dependentes químicos?

Públicado em: 1 de abril de 2021

Última Atualização em: 1 de abril de 2021

Os tratamentos espirituais para dependentes químicos se baseiam na espiritualidade e na religiosidade de cada indivíduo.

Isto é, não tem o objetivo de converter a pessoa a algo, mas sim, serve como um suporte emocional interessante para aqueles que estão atravessando um momento tão difícil. Para saber mais sobre o tema, continue lendo o conteúdo a seguir.

Conteúdo em ordem:

  • Tratamentos Espirituais para Dependentes Químicos
  • Benefícios de um tratamento espiritual para um dependente químico
  • Drogas e Espiritualidade
  • Como ajudar um alcoólatra espiritismo
  • Maconha e espiritualidade
  • Clínica espiritual para dependentes químicos

Como funciona um tratamento espiritual para dependentes químicos?

O tratamento espiritual para dependentes químicos tem por objetivo auxiliar a pessoa a se reconectar consigo mesma.

É a partir de um acompanhamento sem o viés de alguma religião específica que o sujeito poderá repensar as suas atitudes e, a partir da sua fé, encontrar novos caminhos para seguir, se fortalecer e traçar um futuro mais feliz e saudável. 

Sendo assim, o tratamento espiritual pode ser visto como algo complementar a outras terapias que já conhecemos, como o próprio processo de desintoxicação.

Quais são os benefícios de um tratamento espiritual para um dependente químico?

A dependência química é considerada uma doença e, como tal, pode trazer diversos impactos para a saúde psicológica do sujeito.

Por isso, um dos benefícios do tratamento espiritual é que a pessoa pode se sentir mais acolhida e amparada, além de ter uma conexão mais profunda com ela mesma.

Podemos dizer, inclusive, que a espiritualidade explora o autoconhecimento e autoconsciência das atitudes. Assim, o sujeito passa a se sentir mais fortalecido e pronto para lidar com as adversidades da vida.

Além disso, há ainda a ressocialização do paciente com outras pessoas que também estejam usufruindo do tratamento espiritual.

Tudo respeitando a sua forma de ter fé e de se conectar com algo superior. Assim, compartilha-se experiências e o conjunto se fortalece rumo à desintoxicação.

Os comportamentos do paciente também podem mostrar mudanças, tendo em vista que a fé e a espiritualidade possam dar mais força para que o sujeito consiga se livrar das drogas e do vício.

Drogas e Espiritualidade

A espiritualidade pode ser utilizada como um alicerce para que o sujeito se sinta ainda mais convidado a abrir mão das drogas e projetar um futuro mais saudável e equilibrado.

Por isso, diversas casas de recuperação com viés espiritual contam com esse suporte para acolher o dependente e dar a ele a chance de enxergar algo maior para a sua vida, como um propósito mais bem definido, por exemplo.

Como ajudar um alcoólatra espiritismo?

O álcool e o espiritismo podem ter algumas relações, tendo em vista que a fé pode fazer com que a pessoa se conecte com algo maior, como por exemplo, um plano de vida.

Em paralelo a isso, muitos perguntam se existe espírito que faz uma pessoa beber, porém, precisamos considerar as questões biológicas envolvidas com a dependência química.

Afinal, a dependência associa-se com uma necessidade do corpo que, a partir de grandes ingestões de substâncias químicas, sente o desejo de consumir cada vez mais, como se isso fosse indispensável para a sua sobrevivência.

Ao mesmo tempo, é possível ajudar um alcoólatra no espiritismo desde que, obviamente, ele creia nesse viés e queira seguir esse caminho.

Forçar a religião não fará com que o sujeito se sinta convidado a seguir em frente e buscar forças para lidar com a dependência.

Por isso é mais interessante fazer com que a pessoa exercite a própria fé, dentro da sua espiritualidade, para que ela comece a validar o que deseja e o que quer para o seu futuro. E assim, torna-se possível criar um caminho mais saudável e promissor para ela.

Maconha e espiritualidade

A pessoa que se sente dependente da maconha também pode usar a sua espiritualidade para lidar com a situação. 

Vale destacar que esse tipo de suporte sempre deverá ser complementar a outras terapias importantes, com profissionais qualificados para este fim.

Isso porque a espiritualidade de cada um pode ser uma impulsionadora para que o paciente não desista e encontre forças internas para seguir em frente. É como se a fé o fizesse enxergar que a vida é algo a mais, e não apenas o rótulo de dependência química.

Onde encontrar uma clínica espiritual para dependentes químicos?

Para encontrar uma clínica de recuperação evangélica você pode contar com a gente! Converse com nossos especialistas para que possamos lhe apresentar as melhores possibilidades de acordo com a sua localidade e os seus desejos. 

Assim você pode iniciar o seu tratamento pautando-o na sua fé e no que você deseja para a sua vida. E assim, é possível garantir um caminho de recuperação que seja mais leve e respeitoso para você. Entre em contato com a gente!

Camila da Silva
Psicóloga (CRP12/17354). Acadêmica de Letras/ Português. Psicanalista em Formação.

Acesse nosso site: www.interhelpinternacao.com.br  
FALE CONOSCO: 0800 500 9945