Transtornos mentais na infância e adolescência
Transtornos mentais na infância e adolescência

Transtornos mentais na infância e adolescência

Públicado em: 9 de abril de 2021

Última Atualização em: 9 de abril de 2021

Apesar de os transtornos mentais na infância e adolescência não receberem tanta atenção da mídia, este tipo de condição tem sido cada vez mais percebida em diversos contextos, como nos escolares e familiares.

Acontece que a nossa sociedade ainda tem muitos tabus relacionados com a qualidade de vida de crianças e adolescentes, propagando a ideia de que “criança e adolescente não sofre” ou “ainda não sabe o que é problema de verdade”. Porém, não é bem assim que acontece.

Todas as fases da nossa vida passam por mudanças psíquicas e cerebrais que, cotidianamente, impactam em nossa forma de ver, viver e sentir o mundo. Pensando nisso, trouxemos diversas informações importantes sobre o tema. Veja a seguir.  

Psiquiatria da infância e adolescência

Em decorrência dessa necessidade emergente que citamos acima, a psiquiatria da infância e adolescência, também chamada de pedopsiquiatria, surge como uma especialidade médica que tem por objetivo focar no bem-estar mental de nossos jovens que, diante das mudanças que o corpo e a mente sentem no decorrer do desenvolvimento, podem se sentir aflitos, angustiados, desatentos, entre outras variáveis psíquicas importantes. 

A partir disso, a saúde mental na infância e adolescência começa a ser trabalhada de acordo com a fase do desenvolvimento no qual determinado sujeito está inserido.

Saúde mental na infância

Dentro da pedopsiquiatria e da psicologia infantil, vemos trabalhos voltados à promoção da saúde mental na infância, auxiliando as crianças a lidarem com o mundo de uma forma onde o gerenciamento de emoções aconteça de maneira mais equilibrada.

Entretanto, vale ressaltar que a saúde mental na infância não diz respeito à falta de “coisas ruins”, como a frustração. Pelo contrário! Auxiliar a criança em suas vivências e experiências é essencial para que ela sinta medo, tristeza, raiva e frustração, mas também, saiba lidar com isso de forma equilibrada, tornando-se um adulto mais saudável.

Principais transtornos mentais na infância

Quando o gerenciamento das emoções e o equilíbrio da saúde mental ficam comprometidos (e isso pode acontecer por inúmeros motivos), a criança ou o adolescente pode se ver diante de um transtorno mental.

Sendo assim, os transtornos mentais mais comuns na infância são: 

  • Transtornos de humor;
  • Transtornos de ansiedade;
  • Transtornos comportamentais;
  • Transtornos relacionados ao estresse; 
  • Transtorno obsessivo-compulsivo.

Tratamento de psiquiatria da infância e da adolescência

O tratamento feito através de pedopsiquiatria acontece a partir da avaliação do sujeito, considerando questões biológicas, ambientais, sociais, culturais e psicológicas. 

A partir destes dados, em umirá avaliar a presença ou ausência de um transtorno mental e, caso seja feito o diagnóstico, é observada a gravidade do problema e traçado o plano de tratamento coerente às necessidades daquele sujeito. 

Para direcionar o tratamento, o profissional poderá aplicar testes neuropsicológicos, determinando também a necessidade de medicação e sua dosagem.

Psiquiatria da infância e da adolescência: casos clínicos

Se você tem interesse em saber mais sobre a pedopsiquiatria, pode adquirir livros onde são relatados casos clínicos e o andamento do tratamento, tendo assim uma visão mais rica sobre o tema. 

Este é o caso do livro “Psiquiatria da infância e da adolescência: Casos clínicos“, onde diversos profissionais da área relatam informações importantes sobre o tema.

Psiquiatria da infância e adolescência livro

Além do livro citado acima, você também pode encontrar livros de psiquiatria da infância e adolescência com conteúdos elaborados para iniciantes na área.

Se você deseja se aprofundar mais neste tipo de material, vale a pena começar por estes livros iniciais e assim ter uma visão mais ampla sobre a pedopsiquiatria. 

Links úteis:

Centro de Atenção Psico social (CAPS)

Associação Brasileira de Psiquiatria

Psicóloga (CRP12/17354). Acadêmica de Letras/ Português. Psicanalista em Formação.

Acesse nosso site: www.interhelpinternacao.com.br  
FALE CONOSCO: 0800 500 9945