Transtorno de humor: Tipos, sintomas, causas, tratamentos e muito mais

Transtorno de humor

Públicado em: 20 de dezembro de 2021

Última Atualização em: 20 de dezembro de 2021

Os transtornos de humor possuem uma série de características específicas, de acordo com a sua classificação. Requerem tratamento psicológico e, em muitos casos, psiquiátrico e medicamentoso. Veja mais informações sobre esse tipo de questão de saúde mental.

Conteúdo que será abordado:

  1. Qual o comportamento das pessoas com transtornos de humor?
  2. Quais são as diferenças entre transtorno de humor e transtorno bipolar?
  3. Como identificar transtorno de humor?
  4. Quais são os principais sintomas do transtorno de humor?
  5. Qual a visão geral dos transtornos do humor? Qual o conceito do transtorno de humor?
  6. Existe cura para o transtorno de humor?
  7. Qual o tratamento para transtorno de humor?
  8. Quais são os desafios no tratamento de transtorno de humor?
  9. Qual a importância do papel da família durante o tratamento de transtorno de humor?
  10. Quais são os principais tipos de transtorno de humor?
  11. O que significa transtorno depressivo recorrente?
  12. Transtornos de humor DSM V
  13. O que significa transtorno de humor segundo o CID?
  14. O que significa humor rebaixado?
  15. O que significa transtorno de humor bipolar?
  16. O que significa transtorno de humor depressivo?
  17. O que significa transtorno de humor infantil?
  18. Existe algum teste para transtorno de humor?

Qual o comportamento das pessoas com transtornos de humor?

Tudo depende do transtorno de humor que a pessoa possui. Há quem tenha comportamentos mais depressivos, com um humor deprimido e triste. Outras pessoas podem se sentir mais ansiosas e, ainda, outros perfis comportamentais podem demonstrar uma certa felicidade extrema.

Por isso, é importante ter o diagnóstico certo para poder avaliar cada caso.

Quais são as diferenças entre transtorno de humor e transtorno bipolar?

Na realidade, o transtorno bipolar é caracterizado como um dos subtipos de transtorno de humor. Neste caso, o indivíduo apresenta ciclos de depressão e mania, ou seja, episódios (que podem durar meses) de extrema tristeza/insatisfação com a vida e outros de plena “felicidade”, o que o leva a comportamentos sexuais e de consumo, muitas vezes, perigosos.

Como identificar transtorno de humor?

É necessário passar pela anamnese de um profissional da saúde mental. Ele poderá analisar uma série de fatores, como:

  • Comportamentos.
  • Emoções.
  • Atitudes.
  • Pensamentos.
  • Entre outros.

Assim, será possível avaliar até que ponto pode haver sintomas de transtornos de humor. Afinal, cada transtorno apresenta sintomas específicos, que podem, ainda, variar de pessoa para pessoa, no quesito intensidade.

Por isso, não há uma única maneira de comprovar a presença de um transtorno de humor.

No entanto, se você percebe que há alguma questão emocional impactando negativamente a sua vida, procure ajuda profissional.

Quais são os principais sintomas do transtorno de humor?

Novamente, tudo depende do transtorno de humor no qual estamos tratando. Assim, é possível que uma pessoa apresente impaciência, irritabilidade, pensamentos acelerados, etc. Enquanto outra possa demonstrar frustração, tristeza profunda e assim por diante.

Por isso, é necessário ficar atento às alterações de humor que são recorrentes e impactam na vida do indivíduo. Além de analisar a presença de pensamentos repetitivos e que incapacitam o sujeito.

Qual a visão geral dos transtornos do humor? Qual o conceito do transtorno de humor?

Um transtorno de humor pode ser visto como um distúrbio emocional que pode estar associado à felicidade extrema (mania) ou ao humor deprimido (tristeza profunda/depressão). Esses transtornos podem aparecer tanto na infância e adolescência, quanto na fase adulta.

Existe cura para o transtorno de humor?

Infelizmente não. Mas isso não quer dizer que o indivíduo não possa ter qualidade de vida – muito pelo contrário. Com o tratamento adequado e seguido corretamente, o sujeito poderá viver normalmente mesmo tendo o diagnóstico de transtorno de humor.

Entende-se “normalmente” como uma vida com qualidade, bem-estar e saúde física e mental.

Qual o tratamento para transtorno de humor?

O tratamento pode unir o auxílio fundamental da psicoterapia com o apoio da psiquiatria e, consequentemente, do tratamento medicamentoso.

Em casos nos quais o indivíduo pode estar colocando a sua vida ou a de terceiros em risco, a internação psiquiátrica é relevante.

Quais são os desafios no tratamento de transtorno de humor?

Potencialmente a psicofobia. Muitas pessoas ainda enxergam os transtornos de humor e as questões de saúde mental, especificamente, como “coisa de louco” ou de pessoa que não possui faculdades mentais saudáveis. Mas não é bem assim que funciona.

Por isso, buscar o auxílio de profissionais da saúde mental e seguir o tratamento é de suma importância para a qualidade de vida do indivíduo. E para isso é preciso deixar de lado as amarras do preconceito e “mergulhar” nas recomendações dadas por profissionais qualificados. 

Qual a importância do papel da família durante o tratamento de transtorno de humor?

A família tem um papel muito importante durante o tratamento. É por meio dela que o indivíduo poderá se sentir acolhido, protegido e até mesmo mais motivado para seguir com as recomendações profissionais.

Além disso, a família precisa se conscientizar sobre o transtorno de humor do familiar, viabilizando uma atmosfera mais saudável no lar, que ajude o indivíduo a se sentir com mais qualidade de vida.

Quais são os principais tipos de transtorno de humor?

Os principais tipos são: afetivo bipolar, episódio depressivo e o transtorno depressivo recorrente. Embora possam existir outros diagnósticos.

O que significa transtorno depressivo recorrente?

Trata-se de um quadro no qual o indivíduo está diagnosticado com depressão e esta é recorrente. Ou seja, não se trata de um único episódio depressivo, mas sim, de uma tristeza profunda e apatia que perdura por dias e meses, de modo consecutivo.

Transtornos de humor DSM V

No DSMV é possível acessar uma série de informações diagnósticas sobre os transtornos de humor como depressão, bipolaridade, entre outros.

O que significa transtorno de humor segundo o CID?

“Transtornos nos quais a perturbação fundamental é uma alteração do humor ou do afeto, no sentido de uma depressão (com ou sem ansiedade associada) ou de uma elação. A alteração do humor em geral se acompanha de uma modificação do nível global de atividade, e a maioria dos outros sintomas são quer secundários a estas alterações do humor e da atividade, quer facilmente compreensíveis no contexto destas alterações. A maioria destes transtornos tendem a ser recorrentes e a ocorrência dos episódios individuais pode frequentemente estar relacionada com situações ou fatos estressantes.” (Fonte).

O que significa humor rebaixado?

Pode ser entendido como um humor depressivo.

O que significa transtorno de humor bipolar?

O transtorno bipolar consiste na variação cíclica de humor. Essa variação pode acontecer em meses ou semanas. Além disso, ela é intensa, ocasionando o estágio de depressão (com tristeza profunda, desesperança, baixa autoestima, etc.) e mania (felicidade extrema, segurança fora da realidade, super autoestima, etc.).

O que significa transtorno de humor depressivo?

Significa que o indivíduo está acometido com um quadro de depressão. Isto é, o humor fica deprimido, há desesperança e falta de perspectivas perante a vida. Trata-se de algo recorrente.

O que significa transtorno de humor infantil?

É quando uma criança é acometida por um transtorno de humor, que pode ser bipolar, depressivo, etc.

Existe algum teste para transtorno de humor?

Existem alguns tipos de testes de avaliação psicológica que podem ser usados para analisar casos de transtorno de humor. No entanto, o profissional de saúde mental é quem deve levar em conta qual o melhor instrumento de avaliação.

Os transtornos de humor têm tratamento e merecem atenção. Se você quiser atendimento para você ou para algum familiar seu, entre em contato conosco. A Interhelp Internação está à disposição para encontrar a melhor clínica para você.

Referências

MANUAL DIAGNÓSTICO E ESTATÍSTICO DE TRANSTORNOS MENTAIS 5ª EDIÇÃO DSM-5. Disponível em: <https://www.niip.com.br/wp-content/uploads/2018/06/Manual-Diagnosico-e-Estatistico-de-Transtornos-Mentais-DSM-5-1-pdf> Acesso em 14 dez. 2021.

F30-F39 Transtornos do humor [afetivos]. Disponível em: <http://www2.datasus.gov.br/cid10/V2008/WebHelp/f30_f39.htm> Acesso em 14 dez. 2021.

Mood Disorders. Disponível em: <https://www.hopkinsmedicine.org/health/conditions-and-diseases/mood-disorders> Acesso em 14 dez. 2021.

Présentation des troubles de l’humeur. Disponível em: <https://www.msdmanuals.com/fr/accueil/troubles-mentaux/troubles-de-l-humeur/pr%C3%A9sentation-des-troubles-de-l-humeur> Acesso em 14 dez. 2021.

Conteúdo revisado por: Camila da Silva
Psicóloga (CRP12/17354). Acadêmica de Letras/ Português. Psicanalista em Formação.

Acesse nosso site: www.interhelpinternacao.com.br  
FALE CONOSCO: 
0800 500 9945

Avalie nosso post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima