Quanto tempo leva para desintoxicar o organismo das drogas – Saiba Tudo

Quanto tempo leva para desintoxicar o organismo das drogas

Públicado em: 20 de outubro de 2021

Última Atualização em: 23 de outubro de 2021

Para saber quanto tempo leva para desintoxicar o organismo das drogas é necessário avaliar diversos fatores. Isto é, não existe uma única resposta para esse questionamento, embora, obviamente, exista uma média.

Porém, tenha em mente que é necessário considerar:

  • A frequência de consumo da droga.
  • O tempo de consumo.
  • Qual substância foi consumida pelo indivíduo.
  • A quantidade consumida em cada situação.
  • As condições físicas do paciente.
  • A adesão ao processo de desintoxicação.
  • A resposta do organismo durante o processo de desintoxicação.
  • Entre outras variáveis que possam atravessar a recuperação do paciente.

Entretanto, ainda assim podemos nos respaldar em alguns detalhes em comum na maior parte dos casos: a média de tempo que um organismo leva para eliminar toxinas presentes nele.

E é exatamente nessa média que nos baseamos para trazer informações neste conteúdo. Acompanhe este texto e saiba mais sobre a recuperação do organismo diante do tratamento em uma clínica de reabilitação.

Conteúdo abordado:

  • Quanto tempo leva para desintoxicar o organismo das drogas?
  • Quanto tempo demora pra droga sair do organismo?
  • O que é bom para desintoxicar de droga?
  • Como encontrar uma boa clínica de desintoxicação de drogas?

Quanto tempo leva para desintoxicar o organismo das drogas?

Como existe uma grande variabilidade de um caso para outro, podemos dizer que um organismo pode ser desintoxicado em um período que varia de 1 a 30 dias. Além disso, vale ressaltar que uma parte dos casos tende a ter a desintoxicação finalizada em 15 dias (esta é uma média recorrente).

Mas, novamente reiteramos que é fundamental ter a avaliação médica e assim traçar um plano mais adequado para o caso. Jamais considere um tempo “cravado” para a sua situação sem antes conversar com um profissional da saúde. Lembre-se de que você é único e merece um tratamento alinhado a isso. 

Quanto tempo demora para a droga sair do organismo? 

Baseado nas informações acima, saber quanto tempo leva para desintoxicar um dependente químico não é tão simples assim. O primeiro passo é levar o indivíduo até uma clínica focada nesse tipo de tratamento, a fim de encontrar o plano mais adequado para o caso.

Além disso, saber qual o tempo de desintoxicação de drogas é necessário saber quanto tempo a droga fica no organismo do sujeito, baseando-se na substância específica que ele consumiu. Ou seja, a desintoxicação de drogas é diferente para um caso de cocaína, de maconha, de álcool, e assim por diante.

Ao pensarmos em quanto tempo a droga fica no sangue, podemos considerar:

  • Cocaína: Até dois dias pode ser encontrada no sangue.
  • Álcool: Até 6 horas depois do consumo.
  • Heroína: Pode ser detectada até 12 horas depois do consumo.

Vale ressaltar que o tempo que a droga é encontrada no sangue não é o mesmo período para a detecção na urina, por exemplo. Atente-se a isso. 

Veja também:
Cocaína: Sintomas, causas e como parar de usar cocaína

Imagem ilustrativa drogas
Imagem ilustrativa drogas

O que é bom para desintoxicar de droga?

Algumas ações podem ser postas em prática para iniciar o processo de desintoxicação o quanto antes. Veja abaixo:

  • Pare de consumir a droga imediatamente

Não existe segredo. É necessário cessar o consumo da droga o quanto antes. Caso contrário, mesmo em doses pequenas o seu organismo ainda estará intoxicado. Portanto, tome a decisão de parar de consumir e conte isso a alguém que você confia – essa atitude gera um gatilho mental de comprometimento.

  • Hidrate o seu organismo

Beber água também é uma excelente forma de ajudar o corpo a se desintoxicar. Consuma, dessa forma, cerca de dois litros e meio por dia e perceba como isso pode lhe ajudar a se sentir mais disposto e “limpo”.

  • Alimente-se bem

Assim como acontece com a hidratação, a alimentação também é importante para manter a saúde física e mental. Sendo assim, consuma alimentos leves, saudáveis e naturais, proporcionando uma limpeza natural para o organismo e diminuindo os efeitos da substância química, de maneira gradativa.

  • Faça atividades físicas

As atividades físicas também promovem efeitos positivos em nosso organismo, de diversas formas diferentes. Além de ajudar a manter as funções equilibradas, promove bem-estar e diminui as chances de consumir a droga em prol de prazer momentâneo.

E ainda, os exercícios físicos podem ajudar o corpo a eliminar toxinas e manter a saúde estável de uma forma geral.

  • Procure uma clínica de reabilitação para receber o tratamento medicamentoso adequado

Se apesar de todas as medidas acima serem postas em prática você ainda estiver com muitas crises de abstinência e com dificuldade para desintoxicar-se sozinho, não hesite na hora de buscar a ajuda de uma clínica especializada.

Lá você poderá contar com o auxílio de profissionais preparados para esse tipo de situação, promovendo um suporte adequado para a sua desintoxicação. Aqui na Interhelp Internação você pode encontrar a melhor clínica para o seu caso. Conte conosco.

  • Chá para desintoxicar dependente químico

Os chás de alecrim, erva-doce, salsinha e de boldo podem ser boas opções para impulsionar o processo de desintoxicação. Isso porque ambas as infusões citadas são responsáveis por melhorar o funcionamento do fígado, sendo este o responsável por eliminar as toxinas que estão presentes em nosso organismo.

Apenas lembre-se de não consumir o chá de maneira exagerada, nem de esperar que apenas ele sirva de suporte para toda a desintoxicação. Consuma-o com cautela e em conjunto com outras medidas que diminuam as toxinas no organismo.

Além disso, se você tem alergia a algumas dessas infusões, não as consuma. Em caso de dúvidas, é sempre interessante conversar com um médico.

  • Importante: Todas as dicas acima não substituem as recomendações médicas. Procure um profissional da saúde.
Imagem ilustrativa droga
Imagem ilustrativa droga

Como encontrar uma boa clínica de desintoxicação de drogas?

Para encontrar uma boa clínica de desintoxicação de drogas é interessante contar com um guia de clínicas. A Interhelp Internação, por exemplo, pode lhe ajudar nessa empreitada. Contamos com uma equipe de especialistas pronta para encontrar a melhor possibilidade mais perto de você.

Além disso, você pode tirar as suas dúvidas conosco e assim saber mais sobre a internação em uma clínica de reabilitação.

Não deixe para cuidar de você e da sua saúde depois, lembre-se de que os cuidados que acontecerem hoje refletirão no amanhã. Dê esse passo em prol da sua vida e da sua saúde e comece a traçar uma nova história para você! Conte com a gente nesta nova fase da vida!

Conteúdo relacionado: Desintoxicação de canabinóides

Referências

A importância do exercício físico no tratamento da dependência química. Disponível em: <https://web.a.ebscohost.com/abstract?direct=true&profile=ehost&scope=site&authtype=crawler&jrnl=19836643&AN=87068789&h=%2fQxoMXHKMvksWS%2fPQF3uotNSgwTJJ8cj6nNbnU2WhfPDe3Dv15Sr6037YGk4KQmOIzrHe9zoU4G8VooXJVN9TQ%3d%3d&crl=c&resultNs=AdminWebAuth&resultLocal=ErrCrlNotAuth&crlhashurl=login.aspx%3fdirect%3dtrue%26profile%3dehost%26scope%3dsite%26authtype%3dcrawler%26jrnl%3d19836643%26AN%3d87068789> Acesso em 20 out. 2021.

Desintoxicar e reinserir : perspectivas no tratamento dos usuários de drogas. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/71941> Acesso em 20 out. 2021.

Conteúdo revisado por: Camila da Silva
Psicóloga (CRP12/17354). Acadêmica de Letras/ Português. Psicanalista em Formação.

Acesse nosso site: www.interhelpinternacao.com.br  
FALE CONOSCO: 0800 500 9945

Avalie nosso post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima