Lean Droga (Purple Drank): O que é, efeitos, tratamentos e muitos mais

Lean Droga (Purple Drank)

Públicado em: 11 de outubro de 2021

Última Atualização em: 12 de outubro de 2021

O purple drank, também chamado de Lean, syrup, sizzurp, dirty sprite, tem sido cada vez mais consumido pelos jovens em todo o mundo. A mistura apresenta uma série de componentes químicos que são capazes de provocar um efeito de relaxamento e, para muitos usuários, “melhor do que o álcool”.

Porém, assim como acontece com outros tipos de substâncias químicas, o Lean pode apresentar efeitos nocivos para o corpo. Por isso, neste conteúdo vamos apresentar tudo sobre essa bebida roxa que tem chamado a atenção de especialistas.

7 informações importantes sobre o Lean Purple Drank:

  1. O que é lean purple drank?
  2. Como é feito o Purple Drank?
  3. Quando surgiu o purple drank?
  4. Purple drank efeitos – Qual o efeito da bebida lean?
  5. Purple drank pode causar overdose?
  6. Purple drank é viciante?
  7. Como é o tratamento para o uso de purple drank?

1- O que é lean purple drank?

A bebida roxa, como é comumente chamado o purple drank no Brasil, consiste em uma mistura de xarope para tosse, refrigerantes, bala de goma e medicamentos, que tem por objetivo provocar efeitos de relaxamento no organismo.

A ideia é consumir o produto em momentos de recreação, a fim de explorar sensações diferentes das que costumamos viver e sentir no dia a dia.

O problema surge a partir do momento em que a bebida inclui o acréscimo de entorpecentes que podem causar efeitos nocivos no corpo e até mesmo na mente do sujeito.

Imagem Lean Droga (Purple Drank)
Imagem Lean Droga (Purple Drank)

2- Como é feito o Purple Drank?

A base do purple drank é a inclusão da Codeína, um medicamento que, segundo a ANVISA, é caracterizado como entorpecente. A sensação que ela provoca é de relaxamento, sendo bem parecida com a do álcool, mas devido à sua mistura com refrigerante, xarope, balas e medicamentos, não há o efeito da “depressão” ou “estresse” que as bebidas alcoólicas podem provocar.

A quantidade de ingredientes pode variar de acordo com a experiência do usuário que está preparando a bebida, mas em todos os casos ela apresenta riscos para a saúde. Afinal, estamos tratando de uma bebida que leva em conta o consumo de medicamentos, sem prescrição médica.

3- Quando surgiu o purple drank?

Criada nos Estados Unidos, na década de 60 do século XX, o Lean começou a ser conhecido apenas na década de 90, quando passou a ser mais difundida e conhecida. Nos anos 2000, foi possível perceber um aumento na menção dessa droga, que passou a aparecer em músicas diversas.

No Brasil, o consumo se iniciou por volta de 2015. Embora ainda não seja tão popular como acontece com outras drogas, o aumento da procura dessa bebida tem chamado a atenção de especialistas. 

Vale ressaltar que o xarope de codeína não pode ser vendido legalmente no Brasil, sem a prescrição médica especial. Por isso esse entorpecente é, acima de tudo, ilícito.

4- Purple drank efeitos – Qual o efeito da bebida lean?

Embora as pessoas busquem consumir o purple drank com o intuito de vivenciar sensações de prazer, bem-estar e relaxamento, estes não são os únicos efeitos. Outras sensações – ruins – podem ser sentidas, além de que o organismo acaba sendo exposto à substâncias prejudiciais à saúde. Veja, portanto, quais são os efeitos da bebida lean:

  • Dificuldade para urinar e infecção urinária: A falta de desejo de consumir água pode resultar na desidratação e no mantimento de mais toxinas no corpo, causando infecções e dificuldade para urinar. Além disso, a codeína pode causar prisão de ventre, fazendo com que as bactérias permaneçam mais tempo no corpo e passem para o trato urinário.
  • Visão borrada e tontura: A alteração da pressão arterial pode ser o motivo pelo qual o sujeito tem a visão embaçada e pode sentir tontura. A tontura pode ser entendida, ainda, como um tipo de embriaguez.
  • Variação da frequência cardíaca: Colocando em risco a saúde cardíaca do sujeito que consome a bebida roxa.
  • Desmaio: Assim como no caso da tontura e visão borrada, a variação da pressão arterial pode resultar em um desmaio inesperado.
  • Vômitos e náuseas: De maneira semelhante como acontece quando uma pessoa consome bebida alcoólica exageradamente.
  • Alucinação: A alucinação também é um dos potenciais efeitos do purple drank, o que pode ser extremamente desconfortável para o sujeito.
  • Convulsões: As substâncias podem entrar em conflito dentro do organismo do sujeito, resultando em convulsões.

5- Purple drank pode causar overdose?

A codeína pode ser responsável por causar muito sono e pode, ainda, levar o indivíduo ao coma. Doses muito altas podem ser fatais, causando a overdose pelo consumo da bebida.

6- Purple drank é viciante?

Sim. A codeína presente na composição da droga Lean pode causar dependência química sim. Por isso, se o consumo da bebida tem sido regular, é necessário buscar auxílio para o processo de desintoxicação e interromper o consumo imediatamente. Isso reduzirá as chances de dependência, mas, quanto mais consumida a bebida for, maiores serão os riscos de desenvolver o quadro dependente.

Mesmo doses supostamente pequenas e reguladas podem colocar a saúde do indivíduo em risco. Atente-se a isso.

7- Como é o tratamento para o uso de purple drank?

Assim como acontece no caso de outras substâncias químicas, o primeiro passo é passar pelo processo de desintoxicação. Depois, a psicoterapia e os grupos de apoio em clínicas de reabilitação podem ser um excelente caminho a ser seguido.

É necessário restabelecer o equilíbrio do organismo, a fim de diminuir o desejo por consumir a droga e manter o seu consumo recorrente. Enquanto que a psicoterapia visa auxiliar na conscientização do problema e viabilizar um resgate do autocontrole e das habilidades sociais. 

Trata-se de um trabalho interdisciplinar que deve acontecer com o auxílio de profissionais qualificados em clínicas de reabilitação que sejam de qualidade e preparadas para isso.

Se você conhece alguém que esteja consumindo a droga, ou você mesmo esteja ingerindo a bebida roxa, não tenha vergonha de pedir ajuda! Mais vale buscar o auxílio adequado e garantir a proteção à vida, do que deixar a vergonha impedir que o tratamento essencial seja iniciado.

Conte com a gente! Nós da Intehelp estamos à disposição para lhe auxiliar na hora de encontrar a melhor clínica de reabilitação mais perto de você.

Referências

Purple drink: a droga a base de xarope é moda entre adolescentes. Disponível em: <https://sites.unicentro.br/jornalagora/purple-drink-a-droga-a-base-de-xarope-e-moda-entre-adolescentes/> Acesso em 08 out. 2021.

What Is Lean? (Purple Drank). Disponível em: <https://drugabuse.com/opioids/dextromethorphan/lean-purple-drank/> Acesso em 08 out. 2021.

Lean, Sizzurp, Purple Drank — What’s It All Mean? Disponível em <https://www.healthline.com/health/what-is-lean> Acesso em 08 out. 2021.

Johnston, Lloyd, Miech, Richard. O’Malley, Patrick., Bachman, Jerald., Schulenberg, John., Patrick, Megan. (2019). Monitoramento do Futuro: Visão geral 2018: Principais achados sobre o uso de drogas para adolescentes.

Veja também: 

Drogas psicoativas: O que são substâncias psicoativas?

11 Sintomas de quem usa drogas pela primeira vez

Conheça as principais drogas recreativas e seus efeitos

Motivação para dependentes químicos

Atividades saudáveis para recuperação de dependentes químicos

A vida de um dependente químico

O que leva as pessoas a usarem drogas?

As 15 drogas mais consumidas no Brasil

Revisado por: Camila Da Silva: Psicóloga (CRP12/17354) 
Confira mais novidades em nosso blog: https://interhelpinternacao.com.br/blog/ 

Dúvidas? Para saber mais, entre em contato conosco.

Acesse nosso site: www.interhelpinternacao.com.br 
FALE CONOSCO: 0800 500 9945

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.