Intoxicação por inalação de drogas: O que é, Sintomas e Como Tratar

Intoxicação por inalação.

Públicado em: 15 de março de 2022

Última Atualização em: 29 de março de 2022

intoxicação por inalação não necessariamente está relacionada ao consumo de drogas e entorpecentes. No entanto, pode ser desencadeada quando o indivíduo utiliza produtos químicos com o intuito de ter um momento recreativo, mesmo que a substância inalada seja ilegal.

Neste texto, focamos mais no conteúdo relacionado à dependência química e consumo de drogas inalantes, a fim de entendermos melhor o assunto e, assim, podermos conscientizar cada vez mais toda a sociedade. Acompanhe e entenda.

O que é intoxicação por inalação?

A intoxicação por inalação de drogas nada mais é do que o conjunto de sintomas que aparecem logo após à exposição a alguma substância química tóxica apara o organismo, como por exemplo, a exposição a drogas como “lança perfume”.

O indivíduo, depois da exposição ao produto entorpecente de inalação, poderá sentir uma série de sensações e poderá notar sinais que denunciam a intoxicação do organismo. Esse tipo de situação requer intervenção médica a fim de diminuir as chances de efeitos colaterais severos.

Sintomas de intoxicação por inalação de drogas

Os sintomas variam bastante, de acordo com a droga que foi inalada pelo usuário. No entanto, alguns sinais podem ser detectados, como por exemplo:

  • Tosse;
  • Dificuldade para respirar;
  • Olhos irritados;
  • Inconsciência;
  • Convulsões;
  • Alucinações;
  • Náuseas;
  • Espirros;
  • Dor de cabeça;
  • Entre outros sintomas.
Intoxicação por inalação.
Intoxicação por inalação.

O que fazer em caso de intoxicação por inalação?

Em caso de intoxicação por drogas inalantes, é fundamental buscar ajuda médica o quanto antes. Para isso, chamar o SAMU (192) pode ser uma ótima opção, bem como levar o indivíduo diretamente para o pronto socorro.

Lembre-se ainda de deixar o sujeito em um ambiente bem ventilado e longe da substância que causou a intoxicação, para impedir que novas doses de químicos sejam inaladas pelo indivíduo.

O que são drogas inalantes?

As drogas inalantes podem ser entendidas como um vasto grupo de entorpecentes que são usados com o intuito de produzir alterações mentais ou comportamentais. São substâncias voláteis que evaporam à temperatura ambiente, o que faz com que o indivíduo precise “cheirá-las” para que o organismo as absorva.

Esse ato de inalar a substância por meio da aspiração faz com que o produto químico entre em contato com o organismo e se espalhe de maneira rápida, resultando em efeitos mentais, físicos e psicológicos.

Tratam-se, ainda, de substâncias vendidas ilegalmente, em sua grande parte. Além disso, o consumo costuma ser recreativo, embora saiba-se que os efeitos em curto, médio e longo prazo, são prejudiciais para a saúde do indivíduo.

Quais os efeitos das drogas inalantes?

Comumente relatado, os efeitos das drogas inalantes são os de euforia, energia, prazer e bem-estar. Justamente por isso que o indivíduo busca consumir a droga de maneira recreativa.

Além disso, as drogas inalantes também podem desencadear perturbações auditivas e visuais. Além de provocar náuseas, espirros, tosse, salivação intensa e o rosto fica avermelhado.

Com o passar do tempo, o efeito começa a ser cada vez mais rebote: o que antes causava euforia e bem-estar, passa agora a causar mal-estar, tristeza, sintomas depressivos, etc.

A pessoa pode sentir confusão mental, dor de cabeça, além de ficar desorientada e com a visão embaçada. Em algumas situações, o consumo exagerado leva à intoxicação severa e, consequentemente, à morte.

Que substâncias existem nas drogas inalantes?

Depende do tipo de substância química que a pessoa está inalando. Assim, é possível encontrar casos de intoxicação por inalação de drogas que contenham gasolina, acetona, solvente, querosene, éter, clorofórmio, cloreto de etila, tolueno, entre outros.

Como tratar a dependência de drogas inalantes?

É fundamental buscar uma clínica de reabilitação que ajude o indivíduo a lidar com a sua dependência química. Afinal, é nesta clínica que ele receberá todo o suporte para atravessar os três passos fundamentais do tratamento:

  • A desintoxicação: Que é quando o indivíduo recebe a administração de medicamentos que minimizem os impactos da abstinência e o desejo de usar a droga, reduzindo o consumo para que o corpo possa se desintoxicar da substância.
  • A conscientização: Que é quando o sujeito recebe todo o amparo psicológico para entender a situação, aprender a lidar com os gatilhos de recaída, além de saber reconhecer suas forças e vulnerabilidades.
  • E por fim, a ressocialização: Que é quando o sujeito recebe o amparo para resgatar as suas habilidades sociais, visando a sua reintegração na sociedade e o seu desenvolvimento social.

Tudo isso considerando tanto a necessidade de internação, quanto o tipo de tratamento que não precisa das pernoites na clínica. É importante ressaltar, ainda, que cada caso é um caso, o que faz com que o tempo de tratamento varie, assim como a intensidade e necessidade (ou não) de internação.

Outro fator importante envolvido com o tratamento da intoxicação e da dependência de drogas inalantes, está relacionado com a equipe multidisciplinar da clínica de reabilitação. Ou seja, o sujeito tem o suporte de diversos profissionais da saúde, durante a sua estadia.

intoxicação por inalação
Intoxicação por inalação.

Como tratar a intoxicação de drogas inalantes?

É fundamental buscar ajuda médica imediatamente. Isso porque apenas o médico capacitado é quem poderá avaliar a situação e prescrever o uso de medicamentos e a inclusão de tratamentos adequados à situação.

Afinal, o consumo de entorpecentes por via de inalação podem causar danos em diversos órgãos, e por isso a avaliação médica é indispensável.

Conclusão sobre intoxicação de drogas inalantes

A intoxicação por inalação de drogas inalantes é algo que requer muita atenção, uma vez que pode levar o indivíduo à morte. Por isso, em caso de sintomas de intoxicação, não hesite na hora de procurar um hospital!

Ao mesmo tempo, se você sofre de dependência química de inalantes, entre em contato com a gente! A Interhelp Internação está à disposição para ajudar você neste tratamento tão importante.

Referências

Drogas Inalantes. Disponível em: <https://cenpre.furg.br/drogas?id=74> Acesso em 15 mar. 2022.

Solventes ou inalantes – Centro Brasileiro de Informações Sobre Drogas Psicotrópicas. Disponível em: <https://www2.unifesp.br/dpsicobio/cebrid/quest_drogas/solventes.htm#9> Acesso em 15 mar. 2022.

Revisado por Camila Bonatti: Psicóloga (CRP12/17354)

Dúvidas? Para saber mais, entre em contato conosco.
Acesse nosso site: www.interhelpinternacao.com.br 

Avalie nosso post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima