Drunkorexia: Conheça tudo sobre a anorexia alcoólica

Drunkorexia

Públicado em: 19 de janeiro de 2022

Última Atualização em: 19 de janeiro de 2022

A drunkorexia, também chamada de anorexia alcoólica, é caracterizada pela baixa ingestão de alimentos e, em troca, o alto consumo de álcool.

Trata-se de uma condição que costuma afetar, com mais frequência, pessoas do sexo feminino, devido aos padrões de beleza e “corpo ideal”.

Estar atento às características desse tipo de questão é fundamental para praticar o autocuidado e a conscientização de nossas meninas, jovens, mulheres, etc.

Por isso, unimos informações importantes sobre o tema, neste artigo. Acompanhe para saber mais.

Afinal, o que é anorexia alcoólica?

A anorexia alcoólica, também chamada de drunkorexia, caracteriza-se como o ato de ingerir bebidas alcoólicas, ao invés de comer, com o intuito de não querer “engordar”.

Normalmente, uma pessoa com anorexia alcoólica irá se abster dos alimentos, a fim de consumir apenas a bebida, para manter o peso corporal no que ela julga ser o correto.

Em outros casos, a bebida alcoólica pode, ainda, ser usada como uma compensação: pelo fato de a pessoa ter comido (e, na mente dela isso é errado), ela consome muito álcool como forma de compensar o “erro que cometeu”. 

Dessa maneira, quem tem anorexia alcoólica deixa de consumir um alimento (que teria certa quantidade de calorias), para consumir a bebida “sem culpa”.

Drunkorexia sintomas

Os principais sintomas da drunkorexia são:

  • Redução do consumo de alimentos e aumento do consumo de álcool. A pessoa com anorexia alcoólica pode, ainda, demonstrar o comportamento de preferir beber do que comer.
  • Exclusão da alimentação: nesse caso, o indivíduo se nega a comer e só ingere algum alimento em situações extremas, quando o corpo passa a emanar sinais intenso de mal-estar devido à falta de alimento. Ao mesmo tempo, o consumo de álcool tende a ser mais recorrente.
  • Sentimento de culpa por comer, sendo compensado pela alta ingestão de álcool, como um modo de “lidar” com a dor da “culpa” de ter se alimentado.
  • Culto extremo ao corpo, sempre apresentando comportamentos de baixa autoestima, onde o indivíduo diz estar muito acima do peso, feio, etc. E que, por isso, precisa se privar da comida e apenas consumir bebida.

Quais são as consequências da anorexia alcoólica?

A anorexia alcoólica é extremamente prejudicial para a saúde. Isso porque o indivíduo pode iniciar um processo de desnutrição, uma vez em que ingere apenas álcool, que não tem nenhum benefício para a nossa saúde.

Com o passar do tempo, diversas funções do organismo passam a ter problemas. A imunidade pode cair, devido à ausência de vitaminas, ocasionando diversas doenças, inclusive graves; raciocínio e memorização podem sofrer impactos com a desnutrição; a saúde do corpo e de todos os órgãos, de maneira geral, começam a ficar fragilizadas; e em casos nos quais não há nenhum tipo de intervenção para lidar com a situação, o resultado pode ser fatal.

No que tange à saúde mental, o indivíduo pode desencadear problemas emocionais, ficando cada vez mais estressado, ansioso, irritado, etc, e ainda pode desenvolver crise do pânico e ter surtos psicóticos. 

Além de tudo isso, o próprio álcool em excesso pode ser a mola propulsora de doenças, como ocorre na hepatite alcoólica.

Quais são os grupos de risco da anorexia alcoólica?

O grupo de risco é formado por pessoas do sexo feminino, com idades entre 14 e 25 anos. Isso porque esse grupo costuma sofrer uma pressão social muito grande, na qual é necessário ter um corpo “perfeito” e com aspectos “de capa de revista” para ser aceita.

Essa extrema atenção ao corpo pode proporcionar problemas emocionais graves, levando à drunkorexia.

Quais são as principais causas da anorexia alcoólica?

As causas da drunkorexia são multifatoriais. É possível que cada indivíduo tenha os seus próprios motivos. Porém, existem alguns fatores que costumam ser bem recorrentes nesse tipo de situação, como por exemplo:

  1. Contexto em que o indivíduo está inserido: Se este estiver em um grupo social no qual os padrões de beleza são constantemente expostos e impostos, a drunkorexia poderá aparecer.
  2. Influência da mídia: Assim como o contexto pessoal impacta nesse caso, a mídia também tem o seu papel sobre essas situações. Afinal, vemos muitos comerciais e conteúdos voltados à beleza irreal, sendo esta mascarada por filtros, photoshop, etc.
  3. Falta de cuidados com a saúde mental: Especialmente na adolescência, os indivíduos passam por mudanças expressivas no que tange aos pensamentos e à saúde mental de forma geral. Quando não há um amparo adequado, a ausência desses cuidados pode ser a mola propulsora para problemas como drunkorexia.

Esses são apenas alguns exemplos de causas da anorexia alcoólica. Mas como dito anteriormente, outros fatores, emocionais e sociais, podem levar o indivíduo a desenvolver o quadro.

Por que a anorexia alcoólica é tão prejudicial à saúde?

Porque além de provocar os efeitos que citamos anteriormente, ela pode, ainda, ser a porta de entrada para outros problemas graves.

Por exemplo, a drunkorexia pode levar o indivíduo à adição de outras drogas, prejudicando ainda mais a sua saúde e qualidade de vida.

Além disso, doenças e transtornos mentais podem ser desenvolvidos, assim como a bulimia pode aparecer em decorrência da drunkorexia.

Quais são os principais tratamentos para a anorexia alcoólica?

A anorexia alcoólica tem cura. Para selecionar o tratamento mais alinhado ao caso, é preciso avaliar o quadro do paciente com muita atenção.Isso porque cada situação sempre será única, uma vez que a drunkorexia é multifatorial e a dependência da bebida alcoólica é uma doença crônica.

Por isso, será necessário avaliar o perfil do paciente e, desse modo, buscar um tratamento que combine medicação, psicoterapia e rompimento do consumo de álcool. 

Em clínicas de reabilitação alcoólica, por exemplo, é possível encontrar esse tipo de amparo. Conte com a Interhelp Internação para isso!

Conclusão sobre Drunkorexia

A drunkorexia é uma condição que exige cuidados profissionais. O indivíduo, que se abstém de comer (devido ao “medo” de engordar) e consome muito álcool, acaba por colocar a sua saúde física e mental em risco.

Porém, existe tratamento e é possível lidar com a situação de uma forma interessante. Para isso, aposte em clínicas especializadas no assunto e conte com a Interhelp Internação para encontrar a clínica mais interessante, perto de você!

Referências

Medical Definition of Drunkorexia. Disponível em: <https://www.medicinenet.com/drunkorexia/definition.htm> Acesso em 12 jan. 2022.

Drunkorexia. Disponível em: <https://www.macmillandictionary.com/buzzword/entries/drunkorexia.html> Acesso em 12 jan. 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.