Drogas mais viciantes: As dez drogas mais viciantes do mundo

as dez drogas mais viciantes do mundo

Públicado em: 28 de janeiro de 2022

Última Atualização em: 28 de janeiro de 2022

As drogas mais viciantes do mundo, muitas vezes, são facilmente encontradas, infelizmente. Por isso, garantir a conscientização da população e o acesso à informação é imprescindível para prevenir os problemas causados por esses consumos.

E, pensando nesse cenário, fizemos este conteúdo com maiores detalhes para você saber mais sobre o assunto. Acompanhe até o fim e informe-se!

As dez drogas mais viciantes do mundo

Listamos abaixo as dez drogas mais viciantes do mundo. Atente-se aos detalhes de cada uma delas e ajude-nos a compartilhar essas informações importantes. Para isso, compartilhe este texto com um amigo e vamos juntos lutar contra o consumo de drogas.

Veja a lista: 

1. Heroína é uma das drogas mais viciantes

A heroína é uma droga opióide desenvolvida a partir da morfina. É considerada, segundo diversos especialistas, a droga mais viciante de todas. 

Em um primeiro momento, ela causa uma sensação intensa de prazer e euforia, fazendo com que o indivíduo se adapte a esse cenário rapidamente. Em seguida, o desejo por consumir e reviver as sensações são intensos.

Quanto mais heroína é consumida, maior é a tolerância do corpo. E quanto maior a tolerância, maior o consumo – e aqui nasce o risco da dependência química.

2. Cocaína

A cocaína é um pó branco que costuma ter o seu consumo por meio da inalação pelo nariz. Este entorpecente aumenta os níveis de dopamina no cérebro, fazendo com que, em um primeiro momento, o indivíduo sinta muito prazer e bem-estar. Assim, o uso frequente atrapalha a comunicação normal entre as células, fazendo com que o cérebro se torne resistente à dopamina.

Essa resistência faz com que o consumo de cocaína precise ser maior, desencadeando assim a dependência química.

3. Drogas mais viciantes: Tabaco

O tabaco, por incrível que pareça, pode ser considerado o terceiro entorpecente mais viciante do mundo. 

A nicotina, presente no tabaco, tem alto teor de dependência, o que faz com que o indivíduo viva crises de abstinência muito rapidamente, sentindo irritabilidade, desejo por tabaco e um mal-estar geral.

Esse mal-estar pode levar o sujeito à instauração do vício.

as dez drogas mais viciantes do mundo
As dez drogas mais viciantes do mundo.

4. Metadona de “Rua”

A metadona, de maneira geral, é usada para auxiliar indivíduos que possuem dependência química em heroína e analgésicos, por exemplo. Porém, quando consumida indiscriminadamente, também pode desencadear a dependência química.

5. Barbitúricos

Sendo consumidos em forma de folha ou pílula, os barbitúricos podem ser entendidos como uma classe medicamentosa utilizada para tratar convulsões ou oferecer efeito sedativo. Mas, infelizmente o seu consumo indiscriminado acontece, fazendo com que o indivíduo se vicie na substância e nos efeitos que ela pode provocar no cérebro.

6. Álcool

Uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro do Fígado (Ibrafig) constatou que cerca de 55% dos brasileiros acima de 18 anos consomem bebida alcoólica, enquanto que 32% consomem semanalmente. 

Infelizmente, o consumo exagerado pode gerar uma série de prejuízos para a saúde do indivíduo, inclusive o vício.

7. Benzodiazepínicos

Os benzodiazepínicos são medicamentos prescritos para reduzir os sintomas de ansiedade e convulsões. Também podem ser consumidos como um medicamento para dormir, por provocarem relaxamento muscular, por exemplo, e serem sedativos.

São altamente viciantes, fazendo com que a interrupção do consumo provoque ansiedade e insônia em cerca de 3 ou 4 dias.

+ Leia mais: As 15 drogas mais consumidas no Brasil

8. Drogas mais viciantes: Anfetamina

Em oitavo lugar temos as anfetaminas como uma das dez drogas mais viciantes do mundo. Usadas em tratamentos de Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e narcolepsia, as anfetaminas também podem ser encontradas em misturas ilícitas, como na substância metanfetamina. 

Em ambos os casos, há chances elevadas de o indivíduo desenvolver a dependência caso consuma sem nenhuma orientação. 

Seu consumo indiscriminado e recreativo se dá, principalmente, pelo aumento de energia, bem-estar, autoconfiança e estímulo sexual que a droga proporciona. 

9. Buprenorfina

Usada no tratamento de outras dependências químicas (de opióides) e no tratamento de dores intensas, a buprenorfina também pode ser considerada uma das drogas mais viciantes. Inclusive, possui semelhanças com os opióides, desencadeando euforia e sedação no usuário.

10. Cannabis

Em décimo lugar, temos a Cannabis como uma das drogas mais viciantes do mundo. Em um primeiro momento, o seu efeito é de relaxamento e bem-estar, mas à medida que o efeito passa, o indivíduo pode se sentir muito ansioso e até depressivo, necessitando de mais doses da droga para se sentir melhor. 

A Cannabis também costuma ser uma “porta de entrada” para drogas mais pesadas.

Qual a droga que mais vicia? Qual é a droga mais viciante?

Segundo especialistas, a droga mais viciante do mundo é a heroína, podendo viciar o indivíduo em apenas 5 doses. Isso se deve ao fato de que o organismo é capaz de apresentar uma alta tolerância à substância, a cada aumento de dose. 

Assim, o sujeito se vê “obrigado” a aumentar o consumo todas as vezes, o que torna o organismo propenso ao desenvolvimento da dependência química.

Qual a droga mais difícil de largar?

Segundo informações de especialistas, a heroína também é uma das drogas mais difíceis de largar, por conta do fato de que a abstinência desse entorpecente é uma das mais intensas do mundo.

De qualquer forma, existe tratamento e é possível buscar o suporte profissional para lidar com essa situação. Busque ajuda caso você esteja dependente da heroína!

Qual é a droga menos viciante?

Segundo informações e pesquisas, uma das drogas menos viciantes é a cannabis. Ainda assim é possível desenvolver dependência desse entorpecente, e por isso o consumo deve ser evitado. Exceto em situações medicinais e com acompanhamento médico, claro.

Onde buscar ajuda para lidar com as drogas mais viciantes do mundo?

Você pode encontrar ajuda aqui na Interhelp Internação. Nossa equipe está pronta para acolher você e lhe oferecer o suporte adequado para encontrar a melhor clínica, de acordo com o seu perfil e sua situação.

Tome essa decisão por você e busque priorizar o seu bem-estar e a sua saúde. Desse modo você poderá restabelecer a sua qualidade de vida.

Dê essa prova de amor à vida a si mesmo! Você merece! 

Referências

Quais são as drogas que causam crises de abstinência mais graves? Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quais-sao-as-drogas-que-causam-crises-de-abstinencia-mais-graves/> Acesso em 28 jan. 2022.

Maconha é menos viciante do que álcool ou nicotina. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2014/10/06/ciencia/1412618575_595889.html> Acesso em 28 jan. 2022.

Mais da metade dos maiores de 18 anos consomem bebidas alcoólicas. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2021-12/mais-da-metade-dos-maiores-de-18-anos-consomem-bebidas-alcoolicas> Acesso em 28 jan. 2022.

The 10 Most Addictive Substances On Earth. Disponível em: <https://www.rehabspot.com/drugs/10-most-addictive-substances-earth/> Acesso em 28 jan. 2022.

Cloridrato de buprenorfina. Disponível em: <https://www.tuasaude.com/cloridrato-de-buprenorfina/> Acesso em 28 jan. 2022.

 

Conteúdo revisado por: Camila Bonatti

Psicóloga (CRP12/17354). Acadêmica de Letras/ Português. Psicanalista em Formação.

Acesse nosso site: www.interhelpinternacao.com.br  

FALE CONOSCO: 0800 500 9945

Avalie nosso post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima