Droga sintética K4: 8 informações importantes

droga sintética k4

Públicado em: 10 de dezembro de 2021

Última Atualização em: 10 de dezembro de 2021

Você já ouviu falar na droga sintética K4? Essa substância tem chamado a atenção das autoridades, tanto por conta dos seus efeitos nocivos, quanto pela sua popularidade que vem aumentando a cada dia.

E com o intuito de conscientizar as pessoas e ajudar você a entender mais sobre esse problema emergente, fizemos este conteúdo de hoje. Acompanhe para saber tudo sobre o tema!

  1. O que é droga sintética k4?
  2. O que é a K4 droga sintética e qual é a sua composição?
  3. Como e onde ela foi descoberta no Brasil?
  4. Como a droga sintética age no cérebro?
  5. Quais são os riscos de consumir drogas como a K4 sintética?
  6. Com o efeito é 100 vezes maior do que o da maconha?
  7. Por que as autoridades estão em alerta com a nova droga K4?
  8. Como ajudar um usuário drogas?

1- O que é droga sintética k4?

A droga K4 pode ser entendida como uma “maconha sintética”. Ou seja, ao invés de ser proveniente da planta cannabis, esta droga é feita em laboratório e desenvolvida exclusivamente para a recreação.

Porém, os efeitos são 100 vezes mais intensos do que o da maconha. E justamente isso que tem deixado as autoridades em alerta.

Afinal, por ser uma substância ainda mais forte, os riscos envolvidos com o seu consumo são intensos. Além de que se trata de algo sintético.

droga k4
droga k4

2- O que é a K4 droga sintética e qual é a sua composição?

A composição da “maconha sintética” é bem diversa. Isso quer dizer que ela inclui uma série de produtos químicos e substâncias tóxicas. 

Além disso, ela conta com a substância THC que é encontrada na maconha natural. Em conjunto, todos esses compostos são os responsáveis por causar efeitos semelhantes à maconha – só que muito mais intensos.

Conteúdo relacionado:
Skunk ou skank drogas: 8 informações sobre a “supermaconha”

3- Como e onde ela foi descoberta no Brasil?

A droga, que é proveniente dos Estados Unidos, chegou ao Brasil de forma silenciosa.

Porém, ela foi detectada, por exemplo, no presídio de Presidente Bernardes (SP). Os policiais se deram conta de que havia uma tentativa de tráfico e circulação dessa nova droga dentro da penitenciária. 

Assim, apreenderam de uma mulher diversos selos com a droga K4. Por conta disso, ela foi detida e, depois disso, os policiais receberam informações de que esta droga pode ser consumida de diversas formas diferentes.

4- Como a droga sintética age no cérebro?

Em um primeiro momento, os efeitos são de prazer e bem-estar. Isso porque a droga é psicoativa e atua diretamente nas mais diversas funções cerebrais.

No entanto, esse efeito de leveza e bem-estar tende a passar de forma rápida. E isso faz com que o indivíduo tenha que consumir quantidades maiores da droga todas as vezes.

Vale ressaltar, ainda, que essa droga possui diversos componentes químicos e sintéticos, o que pode ocasionar uma série de danos para o nosso cérebro e nossa saúde mental de maneira geral.

5- Quais são os riscos de consumir drogas como a K4 sintética?

São diversos os riscos aos quais uma pessoa se expõe ao consumir drogas sintéticas como a K4. Veja alguns deles:

    • Danos para a saúde do cérebro: Danificando estruturas e funções primordiais.
    • Dependência química: Fazendo com que o indivíduo se veja obrigado a consumir cada vez mais droga.
    • Transtornos psicológicos: O risco de desenvolver síndrome do pânico, depressão e ansiedade são bastante intensos. Inclusive, há relatos de que a droga pode ocasionar o desenvolvimento de paranóia e psicoses.
    • Abertura para o consumo de drogas mais pesadas: Consumir a maconha sintética pode fazer com que o sujeito se exponha a drogas cada vez mais fortes e maléficas.
    • Overdose e morte: Os consumos acima da média, como uma tentativa de produzir prazer e bem-estar, também podem levar o indivíduo à overdose e consequentemente à morte.
    • Problemas como náuseas, vômitos e mal-estar geral: A maconha sintética também é causadora de diversos males para o nosso organismo de forma geral. Sendo assim, ela pode causar mal-estar, desidratação por vômitos constantes, entre outros males.
    • Hipertensão e arritmia: O coração também pode sofrer com o consumo desse tipo de droga sintética.

6- Com o efeito é 100 vezes maior do que o da maconha?

Droga sintética com efeitos semelhantes aos da maconha possui um grande diferencial: estima-se que os efeitos são 100 vezes mais intensos do que o da maconha, de fato.

Isso quer dizer que a sonolência, a falta de concentração, sensação de leveza e outros efeitos tradicionais da cannabis são sentidos de um modo muito mais intenso.

Isso tem feito com que muitos dependentes químicos busquem essa droga sintética para vivenciar as mais diversas sensações.

7- Por que as autoridades estão em alerta com a nova droga K4?

Justamente por se tratar de uma droga sintética 100 vezes mais potente do que a maconha tradicional, as autoridades têm ficado cada vez mais alertas.

Isso significa que a potência da droga sintética é capaz de causar danos ainda mais intensos e desgastantes para o nosso organismo. Além disso, a sua capacidade de fazer com que o sujeito se torne um dependente químico é ainda maior.

Logo, os riscos envolvidos com a dependência e doenças físicas e mentais são acima da média. 

8- Como ajudar um usuário de drogas?

Agora que você já sabe o que é e quais os efeitos da droga sintética K4, deve estar se questionando sobre de qual forma você poderia ajudar um dependente químico, certo? Afinal, sabemos que os malefícios desse consumo são inúmeros. Por isso, elencamos algumas sugestões importantes:

1- Ofereça apoio

Escute as angústias do indivíduo e ofereça apoio a ele. Não faça nenhum tipo de chantagem ou proibição, mas sim, procure sempre mostrar o seu amor e a sua preocupação.

2- Conscientize o sujeito

Fale sobre os malefícios que o consumo de drogas pode ocasionar na saúde física e mental. Além disso, lembre-se de conscientizar com relação às questões legais envolvidas com o tráfico de drogas.

3- Busque ajuda profissional

Se perceber que o sujeito não está conseguindo controlar os seus impulsos e não tem dado atenção às suas sugestões, procure ajuda profissional. Uma clínica de reabilitação poderá ajudar nesse sentido. 

Para isso, conte com a ajuda da Interhelp Internação! Nossa equipe de especialistas está à disposição para ajudar você a encontrar a melhor clínica por perto.

Referências

Synthetic Cannabinoids (Synthetic Marijuana, Spice, K2). Disponível em: <https://www.drugs.com/illicit/synthetic-marijuana.html> Acesso em 10 dez. 2021.

Canabinoides sintéticos: drogas de abuso emergentes. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rpc/a/4RtqDCJQyFvx8z5VhYx3YdN/?lang=pt> Acesso em 10 dez. 2021.

Conteúdo revisado por: Camila da Silva
Psicóloga (CRP12/17354). Acadêmica de Letras/ Português. Psicanalista em Formação.

Acesse nosso site: www.interhelpinternacao.com.br  
FALE CONOSCO: 
0800 500 9945

Avalie nosso post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima