Desintoxicação de Canabinóides: O que você dever saber

Desintoxicação de Canabinóides

Públicado em: 5 de outubro de 2021

Última Atualização em: 5 de outubro de 2021

O processo de desintoxicação de canabinoides pode ter uma variação de tempo de acordo com o consumo e o estilo de vida do dependente químico. Entretanto, ainda assim a clínica de reabilitação deverá seguir um protocolo regrado e de altíssima qualidade.

Para saber mais sobre o processo de desintoxicação nesses casos, acompanhe este conteúdo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto. Lembre-se ainda que você pode entrar em contato conosco caso ainda tenha algum questionamento sobre o tema.

Vamos lá? 

Desintoxicação de Canabinoides - símbolo de não as drogas.
Desintoxicação de Canabinoides – símbolo de não as drogas.

O que são os canabinoides?

Canabinoide é um termo utilizado para descrever substâncias, que podem ser naturais (como plantas canabinoides) ou artificiais, que agem em receptores distribuídos por todo o nosso organismo, embora se concentre mais no nosso Sistema Nervoso Central. 

O que é a desintoxicação de canabinoides?

É o processo de recuperação que visa auxiliar o dependente químico a lidar com o seu processo de ressocialização e conscientização mediante o consumo de canabinoides. É uma alternativa para extinguir o consumo da droga e assim desencadear efeitos positivos para a saúde do sujeito.

O que é a síndrome abstinência de canabinoides?

A síndrome abstinência canabinoides aparece quando há a interrupção do consumo da droga. Essa síndrome pode apresentar os seguintes sintomas:

  • Irritabilidade.
  • Inquietação.
  • Convulsões.
  • Dificuldades para dormir.
  • Desconforto generalizado.
  • Fissura.
  • Angústia.
  • Sonhos estranhos. 
  • Esgotamento mental.

Como desintoxicar o corpo de drogas?

Além de apostar no tratamento em uma clínica de reabilitação, o dependente químico também pode tomar medidas simples, em casa, para auxiliar na desintoxicação do organismo. 

Para isso, é necessário aderir a hábitos saudáveis, praticar exercícios, cuidar da alimentação e da hidratação, além de fazer acompanhamento psicoterapêutico.

Como tirar a droga do organismo?

O primeiro passo é fazer a interrupção do consumo. Depois, busque ingerir bastante água e investir em hábitos saudáveis. Permita que o seu corpo trabalhe na sua própria limpeza, com o auxílio de possíveis medicamentos prescritos pelo médico.

Quais são os efeitos da ingestão de canabinoides?

Os canabinoides agem em nosso Sistema Nervoso Central, diretamente nos receptores canabinoides tipo 1 (CB1). Essa atuação diminui a liberação de neurotransmissores no cérebro, reduzindo a excitação neuronal. Além disso, os canabinoides podem agir sobre diversas funções do nosso organismo, como por exemplo:

  • Regulação da temperatura corporal.
  • Modulação de processos cognitivos.
  • Regulação do apetite.
  • Redução do limiar de dor.
  • Alterações no comportamento.
  • Taquicardia.
  • Aumento da pressão arterial.
  • Problemas pulmonares agudos.
  • Psicose aguda.
  • Lesão do Sistema Nervoso Central.

Por quanto tempo a maconha fica no organismo?

O tempo é bastante relativo, ficando atrelado à quantidade de droga consumida e a frequência do consumo. Por exemplo, em alguns casos é possível se ver livre da maconha no organismo em 15 dias, enquanto em outras situações é necessário aguardar ao menos 30 dias.

Quanto tempo demora para limpar o organismo das drogas?

Da mesma forma como acontece com o canabinoides, cada tipo de droga e a forma como é consumida pode apresentar valores diferentes. Por isso é necessário passar pela avaliação médica, a fim de constatar o tempo adequado para que o organismo se veja livre das substâncias tóxicas.

Existe uma forma de eliminar as drogas do organismo rapidamente?

O processo precisa seguir etapas consistentes para que a droga seja eliminada do organismo. A alimentação, a hidratação e a abstinência são fundamentais nessa eliminação. Além disso, é fundamental conversar com um médico para encontrar caminhos mais promissores para o processo de desintoxicação.

Como funcionam os remédios de desintoxicação de canabinoides?

Os medicamentos utilizados na desintoxicação de canabinoides agem como inibidores ou redutores dos efeitos da abstinência. Assim, o indivíduo tende a receber um tratamento adequado aos seus sintomas e aos efeitos da abstinência em seu organismo. 

Segundo especialistas, os medicamentos mais utilizados para esse processo são: benzodiazepínicos, seguidos por agentes neurolépticos e quetiapina, em casos refratários.

Os remédios de desintoxicação de drogas são legais?

Sim. Os medicamentos usados por clínicas de reabilitação legais são todos lícitos e têm por objetivo auxiliar o sujeito em seu processo de desintoxicação. Isso quer dizer que nenhuma droga sem a liberação da ANVISA poderá ser utilizada em território nacional.

Desintoxicação natural: quais substâncias naturais são desintoxicantes?

Alimentos naturais também podem ser utilizados como aliados no processo de desintoxicação do organismo. Dentre eles, podemos citar diversas infusões, a própria água, frutas, verduras e legumes. 

Tudo isso, vinculado aos hábitos saudáveis, pode ser capaz de auxiliar na eliminação de substâncias nocivas para o organismo.

Síndrome de abstinência de canabinoides: como aliviar os sintomas?

A desintoxicação de canabinóides pode provocar a temida abstinência nos dependentes químicos. Embora essa etapa possa ser difícil, não é impossível passar por ela, especialmente se você receber o acompanhamento profissional.

Além disso, saber como limpar o organismo também pode ser interessante para tornar o processo mais fácil.

Para isso, se você quer aliviar os sintomas da abstinência, considere as nossas sugestões:

  • Mantenha a hidratação do corpo, para que ele possa trabalhar na limpeza.
  • Pratique atividades físicas que ativam as funções do organismo e melhoram o seu bem-estar de maneira geral.
  • Faça o tratamento medicamentoso proposto pelo médico da clínica de reabilitação. Isso é muito importante para que o processo de desintoxicação seja o menos doloroso possível.
  • Alimente-se adequadamente e prefira alimentos saudáveis e naturais, pois estes também auxiliam na limpeza natural do nosso corpo.

O que é bom para desintoxicar de droga?

Como mencionamos diversas vezes no decorrer deste conteúdo, os hábitos saudáveis serão os seus aliados para desintoxicar o organismo. Aqui, inclui-se a hidratação, a alimentação, o sono equilibrado e a prática de exercícios físicos.

Além disso, obviamente, é necessário extinguir o consumo da droga, por completo. Nem doses pequenas devem ser consumidas.

Se a crise de abstinência for muito intensa por conta disso, busque ajuda em uma clínica de reabilitação. Assim você terá todo o suporte que necessita para atravessar essa fase de desintoxicação.

Conte conosco para isso! 

Referências

Quais são e pra que servem os medicamentos à base de Cannabis? Acesso em 05 de out. de 2021 <disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/fa49/b557670cc55f12ef2a9196f2c71935e144be.pdf>

Maconha e sintomas de abstinência. Acesso em 05 de out. de 2021 <disponível em https://www.uniad.org.br/wp-content/uploads/2009/08/Maconha_e_sintomas_de_abstinencia.pdf>

Intoxicação pelos Canabinóides. Acesso em 05 de out. de 2021 <disponível em: https://www.medicinanet.com.br/conteudos/revisoes/8078/intoxicacao_pelos_canabinoides.htm

Veja também: 

6 doenças psiquiátricas causadas pela maconha

Conheça os perigos da maconha sintética e qual o tratamento ideal

Drogas psicoativas: O que são substâncias psicoativas?

Como funciona o tratamento e reabilitação da maconha?

Conheça as principais drogas recreativas e seus efeitos

Drogas lícitas e ilícitas: Causas, tratamentos e suas consequências

O que leva as pessoas a usarem drogas?

Como as drogas agem no sistema nervoso?

As 15 drogas mais consumidas no Brasil

Revisado por: Camila Da Silva: Psicóloga (CRP12/17354) Linkedin
Confira mais novidades em nosso blog: https://interhelpinternacao.com.br/blog/ 

Dúvidas? Para saber mais, entre em contato conosco.

Acesse nosso site: www.interhelpinternacao.com.br 
FALE CONOSCO: 0800 500 9945

Avalie nosso post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima