Como vencer a abstinência de drogas? [Guia 2021]
como vencer a abstinência de drogas

Como vencer a abstinência de drogas? [Guia 2021]

Públicado em: 7 de janeiro de 2021

Última Atualização em: 7 de janeiro de 2021

Entenda como vencer a abstinência de drogas a partir de medidas que você pode tomar em sua casa, e assim, dar o primeiro passo rumo ao processo de desintoxicação.

Afinal, as substâncias químicas afetam o funcionamento do organismo como um todo, e por conta disso, podem desencadear fortes sintomas de abstinência, que precisam ser contornados para evitar assim as recaídas.

E para lhe ajudar, fizemos este conteúdo completo. Acompanhe.

Como lidar com os sintomas da abstinência de drogas?

Para lidar com os sintomas da abstinência de drogas você pode tomar algumas medidas simples, que são:

  • Procure praticar exercícios com certa regularidade. As atividades físicas promovem sensações de bem-estar e de prazer, e isso pode auxiliar o dependente a se livrar das drogas.
  • Evite as situações que lhe deixam mais vulnerável. Se houver espaços ou ambientes que remetam ao consumo, evite-os no começo.
  • Beba bastante água, a fim de reequilibrar o organismo.
  • Procure ter uma dieta balanceada.
  • Procure um ambiente tranquilo, confortável e seguro neste momento. É recomendado que você tenha a companhia de uma pessoa de sua confiança, para sentir mais segurança no processo.
  • Procure relaxar o máximo que conseguir, embora possa ser um pouco difícil. Quanto mais você controlar a sua respiração e a sua ansiedade, melhor será o processo de recuperação.
  • Converse com alguém próximo. É preciso “pôr para fora” as sensações de angústia e os anseios. Isso poderá diminuir o estresse do momento.
  • É preciso permanecer em repouso, sem forçar o corpo e a mente. Assim, você tenta restabelecer o equilíbrio mental e físico, recuperando-se pouco a pouco.

Como vencer a abstinência de drogas?

Além de seguir as nossas recomendações acima, existem outros cuidados e atitudes que podem ser levados em consideração quando o assunto é como vencer a abstinência de drogas. Abaixo você pode ter mais informações:

O processo de desintoxicação é importante

O processo de desintoxicação é uma das melhores maneiras de prevenir fortes crises de abstinência, além de criar uma recuperação mais qualificada e que prioriza o bem-estar do paciente.

O processo consiste em administrar doses cada vez menores de medicamentos que inibem a vontade de usar determinada substância química. Assim, pouco a pouco o organismo do sujeito vai se “adaptando” à ausência da substância em questão.

Psicoterapia pode auxiliar no processo

A psicoterapia também é importante e imprescindível neste momento. Pois é ela quem poderá amparar o sujeito diante de suas incertezas, dúvidas e os seus anseios perante o futuro.

Afinal, as mudanças repentinas em sua vida, e até mesmo a “perda” da vida que tinha durante o consumo de drogas, podem acarretar em fortes efeitos psicológicos, que requerem acompanhamento e acolhimento.

Tratamento medicamentoso

Por fim, em uma clínica de desintoxicação o paciente receberá suporte para um tratamento medicamentoso. Sendo este fator essencial para lidar com as crises de abstinência, por exemplo.

Se você procura um ambiente qualificado, seguro e confortável para atravessar este momento delicado, conte com o auxílio da Interhelp Internação! Estamos à disposição para lhe auxiliar neste processo.

Acesse nosso site: www.interhelpinternacao.com.br 
FALE CONOSCO: 0800 500 9945