Como lidar com pessoas manipuladoras?

Como lidar com pessoas manipuladoras

Públicado em: 19 de março de 2021

Última Atualização em: 19 de março de 2021

Como lidar com pessoas manipuladoras? Lidar com esse tipo de personalidade não é fácil. É importante garantir o mantimento da sua autoestima e de limites cabíveis à cada situação. Saiba tudo sobre como você pode lidar com diversos tipos de pessoas manipuladoras.  

Como lidar com pessoas mentirosas e manipuladoras?

Procure não permitir que a pessoa tome decisões sobre você. A sua opinião deverá estar sempre acima do interesse de terceiros. Por isso, você deverá trabalhar a sua autoestima e basear os fatos em suas pesquisas pessoais e observações. Ou seja, não se deixe levar única e exclusivamente pelo discurso do outro.

Se ainda assim a situação ficar inviável para você, o afastamento gradativo poderá ser uma solução.

Como lidar com pessoas mimadas e manipuladoras?

É preciso compreender que todas as pessoas têm diferenças. Algumas são mais destoantes, como os comportamentos “mimados”. No entanto, é preciso que você não permita que esse tipo de coisa lhe afete. Se a pessoa está sendo “mimada” a ponto de requerer coisas de você que estão fora do seu alcance ou do seu interesse, não se rebaixe apenas para agradar.

Às vezes, desagradar outra pessoa que quer manipular você é uma forma de se libertar de muitos problemas, pois o afastamento pode ser uma consequência. 

Como lidar com pessoas manipuladoras no relacionamento?

Você deverá se defender do manipulador dentro de um relacionamento, não permitindo que ele fique tecendo comentários pejorativos e falsos sobre a sua pessoa.

Lembre-se também de estabelecer limites do que pode ser feito ou não, através do diálogo franco e aberto. Caso a pessoa volte a tentar ser controladora, lembre-se de que não é seu dever mudar o outro, mas sim, você pode se afastar e criar novos caminhos e laços em sua vida, longe do manipulador. 

Como lidar com pessoas manipuladoras e controladoras?

A pessoa controladora tende a projetar dores e dissabores que ela mesma possa estar vivendo. Através da manipulação, consegue encontrar o preenchimento de “dores” e “falhas” encontradas nela mesma. No entanto, esse tipo de pessoa costuma ser narcisista, mascarando os seus “defeitos” e projetando tudo em terceiros.

Como lidar com pessoas manipuladoras na família?

Quando nos deparamos com pessoas manipuladoras na família, muitas vezes cremos que devemos simplesmente aceitar as situações por ser “sangue do nosso sangue”. Porém, essa ideia é errônea e pode ser extremamente prejudicial para a saúde mental.

Sendo assim, se nem os diálogos e as tentativas de lidar com a pessoa estão funcionando, o corte da relação pode ser uma saída.

Como lidar com pessoas manipuladoras no trabalho?

Lidar com uma pessoa manipuladora no trabalho requer muita paciência e profissionalismo. É preciso evitar as críticas recorrentes, seja diretamente sobre a pessoa ou sobre outro profissional. Tente se esquivar de assuntos comprometedores e tente encontrar atributos no manipulador. Você poderá conversar sobre os atributos do mesmo para que as manipulações diminuam.

Além disso, foque sempre no seu trabalho. É importante cuidar da cuidar da saúde mental no trabalho. Você pode dizer abertamente que não quer opinar sobre determinadas situações, a fim de fazer com que alguns assuntos “morram” antes de você ser levado à uma atitude que não deseja. 

Como lidar com pessoas manipuladoras e falsas?

A falsidade é algo que afeta muitas pessoas em volta do manipulador. Sendo que, uma pessoa manipuladora é capaz de colocar um grupo de sujeitos, um contra o outro, sem que se dêem conta do que realmente está acontecendo.

De maneira geral, é preciso tentar sempre separar a sua vida pessoal dos contextos em que o manipulador está inserido. Ou seja, tente não se abrir tanto com esse tipo de pessoa e sempre mostre os limites que você deseja que sejam seguidos: como por exemplo, não falar mal de outra pessoa para você.

Como lidar com pessoas manipuladoras e dissimuladas?

Um ponto importante que você deve considerar ao lidar com uma pessoa dissimulada é com relação ao discurso dela. Como você sabe, em muitos momentos ela poderá estar tentando lhe manipular e, portanto, cuide para não levar tudo tão a sério.

É claro que você poderá escutá-la, quando ela conversar com você, mas apenas tente não levar tudo ao pé da letra e procure investigar a veracidade das informações.

Como lidar com pessoas manipuladoras psicologia?

A psicoterapia, por si só, pode servir de suporte para que você lide com uma pessoa manipuladora de uma forma que você não anule quem você é, e tampouco deixe de lado os seus desejos e opiniões. 

De qualquer modo, crie sempre limites entre você e a outra pessoa. Esses limites podem estar relacionados com os tipos de assuntos, temas, questionamentos, locais de encontro, etc. Quanto mais demarcado for o limite, melhor será para você lidar com as situações.

Como lidar com pessoas manipuladoras livro?

O livro “Como lidar com pessoas manipuladoras” pode ser acessado através do aplicativo Kindle, da Amazon. Assim você adquire o livro e acessa todas as informações sobre o tema, de uma forma muito mais aprofundada.

Considerações finais

Vale também questionar o manipulador, a fim de que ele mesmo entenda as suas atitudes. Por exemplo, você pode perguntar se ele acha justo algo que está sendo pedido, ou se ele está fazendo uma pergunta ou afirmando um fato.

Não se deixe abalar apenas por ter apreço pela outra pessoa. Mostre a sua posição através de diálogos e, se nada mudar, lembre-se de que você é uma pessoa livre e não precisa se prender no outro apenas para demonstrar “equilíbrio”. A toxicidade alheia deve ser evitada quando a outra pessoa não quer mudar.

É importante destacar que se a tentativa de manipulação se manter, o afastamento é uma medida interessante.

E quando nos referimos ao afastamento, você não precisa simplesmente “sumir” da vida da pessoa, mas sim, ter cada vez menos momentos com ela, onde a “conversa do dia a dia” vá diminuindo pouco a pouco, sem que ela se dê conta.

Novamente frisamos que você não tem a obrigação de mudar ninguém. Você pode, sim, apontar algumas coisas que poderiam auxiliar a pessoa a ter uma vida melhor, porém, caso ela não aceite a sua sugestão, você não deverá ficar “lutando” pela mudança da pessoa. Valorize a você mesmo!

Dúvidas? Para saber mais, entre em contato conosco.
Acesse nosso site: www.interhelpinternacao.com.br 
FALE CONOSCO: 0800 500 9945

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima