Clínica de repouso para idosos: Como funciona e onde encontrar?

Clínica de repouso para idosos

Públicado em: 8 de outubro de 2020

Última Atualização em: 8 de outubro de 2020

Entenda como funciona uma clínica de repouso para idosos e saiba quais são os pontos importantes que você precisa considerar na hora de escolher a melhor opção.

Afinal, sabemos que existem diversos tipos de instituições e clínicas, o que pode dificultar a nossa tomada de decisão. Entretanto, conhecer quais são os profissionais envolvidos, saber mais sobre a infraestrutura e os serviços oferecidos, é o primeiro passo para uma escolha mais assertiva.

Assim, acompanhe este texto e sabia mais sobre este assunto.

Como funciona uma clínica de repouso para idosos?

É em uma clínica de repouso para idosos que poderemos encontrar uma estrutura (física) adequada às necessidades diversas desta idade. Assim, os quartos e todos os ambientes em comum são estruturados priorizando a sociabilidade; saúde física e mental; conforto; bem estar e segurança.

A manutenção do vínculo familiar é importante e também garantida pela clínica, além de haver o atendimento singular e personalizado. Sendo este atendimento uma demonstração de respeito ao paciente em todas as suas dimensões.

Assim, o idoso recebe a atenção que lhe é necessária, em diversos âmbitos de sua vida. E, desse modo, cria-se uma atmosfera harmoniosa e equilibrada para o mantimento e conservação de sua saúde física e mental.

+Leia também: Clínica de repouso

Quais são os profissionais envolvidos em uma clínica de repouso para idosos?

Uma clínica de repouso para idosos considera o bem estar físico e mental do sujeito. Por conta disso, possui uma equipe multidisciplinar envolvida, contando com diversos profissionais da saúde. Dentre eles, podemos destacar:

  • Psicólogos: Que trabalharão conflitos internos do paciente, escutando-o, acolhendo suas angústias e, inclusive, desmistificando a velhice.
  • Nutricionista: Criará o cardápio que atenda as necessidades nutricionais do paciente, especialmente em casos de alergias, doenças crônicas que necessitam de dieta diferenciada, etc.
  • Médico: O médico é responsável pela saúde física de uma maneira geral. Quando há necessidade, prescreve medicamentos adequados para o idoso.
  • Educador físico: Manter a saúde física a partir de exercícios também é importante. Entretanto, é necessário o acompanhamento de um educador físico para que o programa de exercícios seja adequado às necessidades do paciente.
  • Fisioterapeuta: Em casos específicos de dificuldade de locomoção, ou problemas físicos em articulações e musculatura, o fisioterapeuta também é necessário no acompanhamento do idoso.
  • Terapeuta ocupacional: Por fim, o terapeuta ocupacional também faz parte do time de profissionais de uma clínica de repouso. Isso porque ele trabalha as habilidades sociais do idoso, auxiliando-o na criação de vínculos, hobbies, etc.

Qual o papel dos cuidadores em uma clínica de recuperação para idosos?

Além dos profissionais que já citamos, é em uma clínica de repouso para idosos que podemos ainda encontrar o papel fundamental dos chamados “cuidadores”. Estes possuem um contato mais direto e recorrente com os idosos. Assim, são responsáveis pela rotina de cuidados, higiene, alimentação, medicação, locomoção, dentre outros fatores cruciais na rotina saudável.

Onde encontrar uma clínica de repouso para idosos?

Encontrar uma clínica de repouso para idosos pode ser difícil. Afinal, conhecer as melhores opções do mercado requer uma pesquisa recorrente, visitas à clínica, etc. Por conta disso, nós da Interhelp Internação estamos aqui para lhe ajudar a encontrar a melhor instituição para você.

Entre em contato conosco agora mesmo e saiba onde encontrar a melhor clínica mais perto de você, que atenda à todas as suas necessidades. Conte com a gente!

links úteis:
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/1989/prt0810_22_09_1989.html 
https://www.gov.br/anvisa/pt-br  

Camila Da Silva: Psicóloga (CRP12/17354)
Confina mais novidades em nosso blog: https://interhelpinternacao.com.br/blog/ 
Última atualização do site: 08/10/2020 Última atualização da página: 08/10/2020

Acesse nosso site: www.interhelpinternacao.com.br 
FALE CONOSCO: 0800 500 9945

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima