Clínica de reabilitação SP: Como funciona e onde encontrar? [Guia Completo]

Clínica de reabilitação SP

Públicado em: 9 de outubro de 2020

Última Atualização em: 16 de março de 2024

Para encontrar uma clínica de reabilitação em SP, adequada ao seu caso, você necessita considerar alguns pontos importantes.

Afinal, para saber qual é a melhor é preciso entender como uma boa clínica funciona. Abaixo lhe explicaremos com mais detalhes, além de lhe dar informações de onde encontrar a melhor alternativa para o seu caso que reside ou não na cidade de São Paulo.

foto drone - clínica de recuperação e reabilitação em SP
foto drone – clínica de recuperação e reabilitação em SP

Clínica de reabilitação em SP [Guia Completo]

O dia a dia de uma clínica de reabilitação funciona, resumidamente, de uma forma que auxilia o paciente a passar por três fases em seu processo de recuperação:

  1. Desintoxicação;
  2. Conscientização;
  3. Ressocialização.

Cada etapa é de extrema importância, pois juntas dão margem para que a recuperação gradativa aconteça da forma mais efetiva possível. Assim, entenda cada uma destas fases:

  1. Desintoxicação: Quando o paciente é internado na clínica, ele necessita passar pelo processo de desintoxicação, inicialmente. Para isso, a substância química que causou a dependência será administrada de uma maneira que, gradativamente, a dose seja diminuída. Isso fará com que o organismo do paciente vá se adaptando com a falta do uso, sem efeitos colaterais tão severos.
  2. Conscientização: Na segunda fase, o paciente receberá acompanhamento terapêutico, além de assistir à palestras e conteúdos que trabalhem em sua conscientização. Isto é, que apresentem a ele quais são as situações que o tornam mais vulnerável à recaídas, para que assim o mesmo esteja mais consciente de como lidar com este tipo de contexto, impedindo que a vulnerabilidade o leve ao consumo de substâncias novamente.
  3. Ressocialização: Aqui o paciente terá o acompanhamento do terapeuta ocupacional (entre outros) para trabalhar o resgate de suas habilidades sociais. Isso com o intuito de reinseri-lo tanto no contexto social amplo, como até mesmo no dia a dia com a família.

+Leia também: Como escolher uma clínica para alcoólatras no interior de SP?

Equipe que compõe uma clínica de reabilitação

Além de entender os passos de um tratamento e funcionamento de uma clínica de reabilitação em SP, é preciso também se atentar para a equipe que compõe o espaço.

Pois assim será possível avaliar com mais atenção a qualificação da instituição. Para isso, atente-se à lista de profissionais envolvidos:

  • Médico geral e médico psiquiatra: Ambos trabalham em prol da saúde física do paciente, a partir da prescrição de medicamentos que sejam adequados. Além disso, o psiquiatra avalia os impactos que a abstinência pode causar, por exemplo, entre outros fatores.
  • Psicólogo: A psicoterapia aparece como um forte alicerce que fará com que o paciente entenda a dimensão de sua situação, trabalhe suas perspectivas pessoais e fortaleça sua autoconfiança para seguir em frente.
  • Terapeuta ocupacional: O terapeuta ocupacional busca resgatar as capacidades sociais do paciente.
  • Nutricionista: Este profissional trabalha com o intuito de criar uma rotina de alimentação que eleve a saúde do indivíduo, fortalecendo-o e gerando novas perspectivas para o futuro.
  • Enfermeiros: Os enfermeiros acompanham de perto os pacientes internados. São responsáveis pela administração de medicamentos, cuidados com a saúde física, etc.
  • Educador físico: O educador físico poderá estipular exercícios que auxiliem no bem estar, equilíbrio físico e mental e numa recuperação mais saudável.

Assim, conhecer o currículo dos profissionais envolvidos pode ser uma ideia interessante.

+Leia também: Como saber se uma clínica de recuperação é confiável

Onde encontrar uma clínica de reabilitação em SP?

Encontrar uma boa clínica de reabilitação em SP não é uma tarefa tão simples assim. Afinal, você pode se deparar com algumas dúvidas que atrapalhem a sua tomada de decisão.

Por isso, nós da Interhelp Internação estamos à disposição para lhe ajudar neste processo. Para que assim você encontre a melhor clínica e mais perto de você! Entre em contato conosco para saber mais.

+Leia também: 10 dicas de como ajudar um dependente químico

Links úteis:
CREMESP
CORENSP
FEBRACT
ANVISA

Rodrigo de Paula Santos:
Terapeuta holístico em dependência química (CRT 1422/20)

Camila Da Silva:
Psicóloga (CRP12/17354). Acadêmica de Letras/ Português. Psicanalista em Formação.
Confina mais novidades em nosso blog: https://interhelpinternacao.com.br/blog/ 
Última atualização do site: 13/03/2024 Última atualização da página: 16/03/2024

Dúvidas? Para saber mais, entre em contato conosco.
Acesse nosso site: www.interhelpinternacao.com.br 
FALE CONOSCO: 1 1 9 7462- 6653  ou 4712-8585

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima