Alcoólicos Anônimos: O que é, como funciona

alcoólicos anônimos

Públicado em: 30 de junho de 2022

Última Atualização em: 30 de junho de 2022

Certamente você já deve ter ouvido falar nos Alcoólicos Anônimos, não é mesmo? Porém, sabemos que algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre o funcionamento desse tipo de grupo. Por isso, selecionamos informações e detalhes relevantes sobre o tema, a fim de conscientizar quem possa estar procurando esse tipo de apoio e acolhimento. Acompanhe o conteúdo e saiba mais.

O que são os Alcoólicos Anônimos?

Os Alcoólicos Anônimos, também conhecidos pela sigla AA, nada mais são do que um grupo/irmandade no qual indivíduos diagnosticados com dependência química, mais especificamente com alcoolismo, reúnem-se com uma proposta de haver ajuda mútua entre os envolvidos. Isso significa que cada membro do grupo terá espaço para falar de suas angústias e aflições que podem ser decorrentes de sua doença incurável – o vício no álcool.

Trata-se de um verdadeiro grupo de apoio, que tem como objetivo proporcionar mais saúde e qualidade de vida para os envolvidos, a fim de estabelecer um espaço acolhedor e respeitoso. Esse grupo costuma acontecer em ambientes preparados para esse tipo de reunião, visando sempre o sigilo e a privacidade de todos os envolvidos. Inclusive, os membros são protegidos pelo anonimato.

Como funcionam os Alcoólicos Anônimos?

Os Alcoólicos Anônimos funcionam de uma forma relativamente simples. O indivíduo, que deseja fazer parte de um grupo de apoio nesse sentido, pode encontrar o espaço mais perto de sua casa por meio da pesquisa feita diretamente no site do AA. Depois de encontrar o grupo, basta comparecer no dia e horário marcados.

Ao chegar ao local, o indivíduo será recepcionado pelos outros companheiros do grupo. Assim, durante a reunião, todos os envolvidos podem debater ideias, desabafar, contar as suas dores e vitórias. Além disso, há a presença do coordenador do grupo, que auxiliará com intervenções pontuais que ajudem os indivíduos a refletirem um pouco mais sobre o que vem acontecendo.

Outro ponto interessante são os conhecidos 12 passos do AA. Esses passos consistem em um tipo de filosofia que é seguida pelos membros, com o intuito de servir como base para o processo de abandono do consumo da bebida.

Vale ressaltar, ainda, que os Alcoólicos Anônimos não cobram taxas ou mensalidades dos participantes. O grupo é gratuito e aberto para todos aqueles que estão em busca de um lugar de apoio e acolhimento, a fim de atravessar a recuperação mais facilmente.

Quanto tempo dura uma reunião do AA?

O tempo médio de duração de uma reunião é de 1h a 1h30min. Tudo dependerá de como a dinâmica do grupo está estabelecida, os assuntos que vão sendo levantados e questões que possam surgir durante a troca de experiências. Além disso, há situações nas quais o grupo convida alguém para falar um pouco mais sobre algum assunto relevante e que seja relacionado ao alcoolismo. Nestes casos, a sessão pode vir a se prolongar um pouco mais.

Onde encontrar um grupo de AA?

Como mencionamos anteriormente, é possível encontrar um grupo de AA diretamente no site oficial. Para acessá-lo, basta seguir neste link: https://www.aa.org.br/. No site você pode encontrar uma série de informações relevantes sobre o assunto, caso ainda esteja em dúvidas sobre o funcionamento das reuniões e sessões.

  • Dica: Você sabia que o AA também disponibiliza reuniões à distância? Essa modalidade tem facilitado o acesso para milhares de pessoas. No próprio site você poderá encontrar mais informações sobre essa modalidade de reunião, e assim poderá fazer parte de algum grupo, mesmo sem sair de casa.

Qual é a frase dos Alcoólicos Anônimos?

Existem algumas frases que são discutidas e levantadas durante as reuniões dos Alcoólicos Anônimos.  Dentre elas, podemos citar uma bastante famosa: “Um dia de cada vez”.

Por mais clichê que essa frase possa parecer, ela transparece um acolhimento a mais para os alcoólatras que buscam apoio no grupo. Afinal, sabemos que atravessar uma dependência química não é nada fácil. Assim sendo, cada dia pode ser uma verdadeira luta na vida da pessoa e, por isso, é imprescindível respeitar os próprios limites e pensar em um dia de cada vez.

Quando trazemos a consciência para o aqui e agora, a ansiedade pode diminuir. E se tratando de um caso de alcoolismo, o indivíduo pode ter crises de ansiedade ao perceber que terá que ficar sem beber por longos períodos e até pelo resto da vida.

Assim, ao mentalizar que ele ficará sem beber hoje, focando sempre em um dia de cada vez, a tensão pode ser minimizada. E esse cenário ajuda na hora de construir forças para lidar com as adversidades da abstinência, por exemplo.

Além disso, outra frase muito usada é a seguinte: “Só por hoje eu vou…”. Ela contempla uma ideia semelhante à frase anterior, e também traz essa visão do aqui e agora. Desse modo, o indivíduo diz o que fará hoje, com foco em sua saúde, abandono do vício e bem-estar.

Quantos grupos de AA existem no Brasil?

São diversos os grupos atuantes no país inteiro. Atualmente, existem 5.081 grupos espalhados pelo Brasil, oferecendo 11.642 reuniões por semana.

Conclusão

Os grupos de Alcoólicos Anônimos têm um papel muito importante em nossa sociedade. Isso porque esses grupos consistem, primordialmente, em uma espécie de irmandade focada no benefício e apoio mútuo. Isso significa que cada membro do grupo tem a disponibilidade de ajudar um outro membro, além de receber ajuda.

Por meio das reuniões semanais, os indivíduos podem discutir formas de lidar com as adversidades do vício, bem como poderão trocar informações e sugestões para atravessar o processo de desintoxicação com mais qualidade e menos efeitos colaterais.

Se você foi diagnosticado com alcoolismo e deseja fazer parte de um desses grupos, basta acessar o site do Alcoólicos Anônimos para encontrar o grupo mais perto de você. Além disso, se você está em busca de ajuda para lidar com o desejo de beber, clínicas de reabilitação podem ser interessantes neste caso.

A Interhelp Internação está à disposição para lhe ajudar na sua busca. Entre em contato conosco e encontre a clínica mais próxima de você.

Referências

Alcoólicos Anônimos. Disponível em: <https://www.aa.org.br/> Acesso em 30 jun. 2022.

Alcoólicos Anônimos – Artigo. Disponível em: <https://drauziovarella.uol.com.br/drauzio/artigos/alcoolicos-anonimos-artigo/> Acesso em 30 jun. 2022.

Avalie nosso post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima