eeeeeeeeeeee ffffffffff
5 maneiras de se manter responsável na sobriedade

5 maneiras de se manter responsável na sobriedade

Ficar sóbria já é difícil o suficiente, mas então eles dizem que você deve mudar todos os seus velhos hábitos, olhar para dentro, limpar o seu lado da rua, meditar, fazer boas escolhas e muito mais.

A lista continua e continua. Pode ser esmagador para dizer o mínimo. Uma coisa que aprendi na sobriedade é que isso ajuda a manter-se responsável. O que eu quero dizer com isso?

Quero dizer, responsabilizar-se por suas decisões e ações, particularmente ficar sóbrio. Ter maneiras de se manter responsável pode mantê-lo sóbrio. Aqui estão 5 maneiras de se manter responsável na sobriedade.

1. Diga a seus amigos próximos e familiares sobre sua sobriedade.

Não há melhor maneira de se manter responsável na sobriedade do que ser transparente sobre sua recuperação. Contar aos seus amigos mais próximos e familiares pode ser difícil, mas eu recomendo fortemente. Se você está mais confortável escrevendo sobre sua recuperação ou revelando isso para seus seguidores do Instagram primeiro, faça isso!

O ponto é que você pode admitir o que está passando e dizer às pessoas que encontrou uma solução e está tentando ao máximo aderir a esse novo modo de vida. Torna-se muito mais difícil voltar a beber se os seus entes queridos souberem que você está trabalhando para uma vida sóbria.

2. Seja honesto.

Honestidade é algo que muitos de nós não estão acostumados quando ficamos sóbrios. Aprendemos a mentir em nosso vício e, para muitos de nós, mentir torna-se um modo de vida. Na sobriedade, somos honestos conosco mesmos sobre nossos problemas com o álcool e outros comportamentos negativos.

Só faz sentido permanecer honesto quando somos confrontados sobre nossa sobriedade. Se alguém perguntar por que você não está bebendo, ou onde esteve ou como está, recomendo contar a eles sobre sua recuperação. Isso irá mantê-lo responsável para o seu caminho, enquanto mostra como é a recuperação real. Isso também ajudará você a se sentir orgulhoso de quão longe você chegou e manterá o foco em onde está indo.

3. Encontre um parceiro de responsabilidade.

Eu recomendo isso por qualquer coisa que você esteja fazendo, seja escrever um livro ou ficar sóbrio. Encontre alguém que esteja fazendo a mesma coisa e concorde em permanecer comprometido com sua tarefa comum.

Encontrar alguém que também esteja sóbrio, para conversar quando precisar é importante. Um parceiro de prestação de contas pode ajudá-lo quando estiver se sentindo desencadeado, fazer o check-in e garantir que está no curso e fornecer suporte exclusivo que amigos e familiares sóbrios talvez não possam lhe dar.

4. Fique conectado.

Um sintoma comum de dependência é o isolamento. Não é incomum ficar com nós mesmos, cortar amigos e familiares que se preocupam conosco e beber sozinhos, sem julgamento. É por isso que é imperativo ficar conectado se você quiser ficar responsável na sobriedade. Você pode ficar conectado a um grupo de recuperação, a outras pessoas sóbrias e a um maior poder de compreensão, ou a todas essas coisas.

Não há nada mais reconfortante do que se sentir conectado depois de se sentir sozinho. Nunca esquecerei como foi bom ouvir alguém contar uma história semelhante em uma reunião de 12 passos e dizer “eu também”. Manter-se conectado pode lembrá-lo de que há muitos outros em seu caminho; se eles podem fazer isso, você também pode.

5. Mantendo uma lista do que você tem a perder.

Na adicção ativa, não sentia que tinha muito a perder e não me importava se o fizesse. Na sobriedade, construí muito para mim – relacionamentos saudáveis, uma carreira, um blog de sucesso, autoconfiança e um senso de propósito. Essa é apenas uma pequena lista das coisas que tenho a perder se eu voltar a beber, mas há muitas outras. Quando você quer ficar responsável, sugiro criar uma lista como essa e pensar sobre isso.

Você quer voltar à sua antiga vida e perder tudo o que criou na sobriedade? Você está disposto a arriscar relacionamentos com seus filhos, pais, amigos e familiares? Você está disposto a arriscar sua saúde, sua carreira ou sua paz de espírito? Tenho certeza que você acha que não vale a pena.

Uma ótima maneira de permanecer sóbrio é pensar em todas as coisas maravilhosas que a sobriedade lhe deu.Fique responsável, seja honesto, fique sóbrio. Todos nós podemos fazer isso juntos.

Acesse nosso site: www.interhelpinternacao.com.br 

 

Fechar Menu