15 formas de como ajudar uma pessoa com depressão

15 formas de como ajudar uma pessoa com depressão

Públicado em: 25 de novembro de 2021

Última Atualização em: 25 de novembro de 2021

Saber como ajudar uma pessoa com depressão e o que fazer em caso de depressão é algo que deixa muita gente em dúvida. Afinal, em uma situação delicada como essa, como podemos agir? O que podemos fazer?

No decorrer deste texto responderemos a alguns desses questionamentos.

Visamos lhe ajudar, de uma forma ou de outra, a lidar com esse momento. Esperamos servir de alicerce! Conte conosco e acompanhe este texto até o fim.

15 formas de como ajudar uma pessoa com depressão – Como cuidar da depressão?

Infelizmente, não existe um passo a passo mágico de como se livrar da depressão

Porém, algumas medidas com base em cuidados da saúde mental podem ajudar a atravessar esse momento difícil com mais qualidade de vida. 

Veja abaixo as nossas 15 sugestões e analise a viabilidade de colocá-las em prática:

1- Incentive a busca pela psicoterapia

A busca pela psicoterapia é muito importante. Por meio dela o indivíduo receberá o apoio do psicólogo que, com todo o seu aparato teórico e prático, poderá auxiliar o indivíduo em sua busca por saúde mental e autoconhecimento.

2- Instigue a pessoa a ter hábitos saudáveis, como exercícios físicos

Os hábitos saudáveis também são fundamentais para a manutenção da nossa saúde mental. Por isso, para ajudar uma pessoa com depressão, você pode incentivar esses hábitos. Por exemplo, convidando a pessoa para praticar alguma atividade física com você.

3- Demonstre estar disposto a dar suporte ao outro

Demonstrar estar disposto a ajudar é de suma importância neste momento. Esteja consciente de que muitas pessoas com depressão se sentem um “peso” na vida dos outros. Por isso, demonstrar a sua preocupação e suporte é imprescindível.

4- Ouça a pessoa ativamente

Quando demonstrar a sua preocupação e vontade de ajudar, ouça ativamente o outro. Isto é, não fique interrompendo ou deixando que as suas ideias pessoais acabem atrapalhando o momento.

Mas sim, foque em ouvir o que o outro está dizendo. Atente-se para cada palavra e faça com que o indivíduo se sinta acolhido.

5- Nunca chantageie uma pessoa com depressão

Jamais crie situações que contemplem uma chantagem. Por exemplo, jamais diga que a pessoa será punida ou recompensada se agir de determinada forma. Isso não vai adiantar e poderá fazer com que o indivíduo acabe se fechando ainda mais.

6- Jamais compare uma pessoa com depressão

Se a pessoa tem depressão, ela não está sentindo e vivendo determinadas coisas por preguiça, falta de vontade ou falta de determinação. Não é assim que o cérebro funciona.

Por isso, em hipótese alguma você deve comparar o depressivo com outra pessoa que “superou a situação”. 

Esse tipo de comparação pode, inclusive, causar um efeito rebote: que é quando o indivíduo se sente ainda mais fraco e culpado por não conseguir superar os seus problemas.

7- Instigue práticas positivas, como meditação, acupuntura, etc.

Outras práticas positivas, além dos hábitos saudáveis, podem ser incentivadas na hora de ajudar uma pessoa com depressão.

A nível de exemplo, temos a meditação, a acupuntura e, em algumas circunstâncias, a própria fé da pessoa.

8- Evite provocar gatilhos emocionais negativos para o outro

Se você sabe que determinado assunto ou situação serve de gatilho emocional negativo, então cuidado! Evite demonstrar isso próximo à pessoa com depressão.

Afinal, o indivíduo não tem um poder soberano sobre os seus próprios gatilhos emocionais. Portanto, se você conseguir evitar a situação, ótimo! 

9- Incentive a busca de apoio médico

Além de incentivar a procura pela psicoterapia, incentive também a busca por apoio médico. Isso porque o psiquiatra poderá prescrever medicamentos que auxiliem o indivíduo na sua trajetória difícil. 

Sendo assim, fale sobre a importância do tratamento e sobre o quanto isso poderá mudar a vida do indivíduo para melhor.

10- Ajude a pessoa a estabelecer a rotina adequada para os medicamentos

Se porventura o sujeito buscar o apoio médico e, por meio deste, receber prescrições de medicamentos, auxilie-o na hora de estabelecer uma rotina adequada para a medicação.

Afinal, de nada adianta tomar os medicamentos de qualquer maneira, sem seguir a prescrição médica, concorda?

Por isso, ajude a pessoa a seguir os horários corretos, para assim garantir uma maior efetividade para o tratamento.

11- Incentive a busca por um hobby ou atividade prazerosa

Incentive o indivíduo a buscar um hobby ou alguma atividade que seja prazerosa para ele.

No começo, ele poderá demonstrar muita resistência quanto a isso, mas você não deve desistir.

Você mesmo, inclusive, pode iniciar algumas práticas de atividades diferentes e recreativas, próximo à pessoa com depressão, para tentar incentivá-la de maneira natural.

12- Não fique “forçando a barra”

Apesar de você querer saber como ajudar uma pessoa com depressão, devemos sinalizar esta dica também: não force a barra.

Ou seja, não seja aquela pessoa inconveniente que apenas enxerga tudo lindo, positivo e maravilhoso. Afinal, esse comportamento poderá fazer com que a outra pessoa se sinta ainda mais esgotada e, pior: passe a querer ficar longe de você!

Portanto, respeite o espaço alheio e não fique invadindo a vida do indivíduo apenas para tentar fazer algo “mágico” para ele.

13- Demonstre estar interessado na pessoa e mostre o seu amor

Como mencionamos anteriormente, uma pessoa com depressão pode se sentir um “peso” na vida dos amigos, familiares, etc.

Portanto, demonstre para a pessoa o quanto ela é importante para você. Mostre que estará sempre ali para dar a ela o seu amor e suporte.

A família e os amigos são peças-chave na recuperação e no tratamento. Por isso, foque em ser presente, de uma maneira respeitosa e sem forçar uma aproximação, é claro.

14- Ofereça o suporte de grupos de apoio ou clínica psiquiátrica

Apresente ao indivíduo a possibilidade de ele buscar apoio em uma clínica psiquiátrica. Assim ele poderá receber um suporte multidisciplinar, ainda mais completo para o caso.

Além disso, apresente a possibilidade de buscar suporte em grupos terapêuticos com foco em depressão, por exemplo.

15- Ajude a pessoa a entender mais sobre a sua própria condição

Por fim, pratique o processo de psicoeducação. Isso poderá ajudar a pessoa a compreender mais sobre as suas próprias condições, aumentando a qualidade de vida da mesma.

Afinal, o conhecimento pode servir de suporte para ela compreender melhor o que sente e por que sente, ajudando-a a tomar medidas cabíveis à situação.

Perguntas e respostas sobre como ajudar uma pessoa com depressão

Agora que você já viu a nossa lista com 15 formas de como ajudar uma pessoa com depressão, veja agora algumas perguntas e respostas importantes sobre o tema:

Como ajudar uma pessoa com depressão psicológica?

Ofereça apoio à pessoa e pratique a psicoeducação. Mostre a importância da pessoa para você e tente incentivá-la a saber mais sobre a sua condição e possibilidades de tratamento.

Como ajudar uma pessoa com depressão profunda?

Incentive a busca por tratamento psiquiátrico e medicamentoso. Tente estar sempre pronto para ouvir e acolher o indivíduo.

Como ajudar uma pessoa com depressão que não quer ajuda?

Não tente forçar a barra e pratique a psicoeducação. Ou seja, de maneira leve, vá apresentando à pessoa mais informações sobre a própria condição dela. Mas respeite o espaço alheio e cuidado para não ser muito invasivo!

Conteúdo revisado por: Camila da Silva
Psicóloga (CRP12/17354). Acadêmica de Letras/ Português. Psicanalista em Formação.

Acesse nosso site: www.interhelpinternacao.com.br  
FALE CONOSCO: 
0800 500 9945

Avalie nosso post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima