12 passos para dependentes químicos

12 passos para dependentes químicos

Públicado em: 5 de janeiro de 2021

Última Atualização em: 5 de janeiro de 2021

Instituições como Narcóticos Anônimos Alcoólicos Anônimos estabeleceram 12 passos para dependentes químicos poderem ressignificar as suas vidas e assim criarem um caminho mais saudável para livrar-se do vício. No artigo de hoje, apresentaremos cada um destes passos, com algumas colocações que lhe ajudarão a refletir sobre o assunto. Acompanhe.

Quais são os 12 passos para dependentes químicos?

Os 12 passos para dependentes químicos levam em consideração que o paciente reconheça a sua posição de dependência, compreenda que existe uma força a mais dentro de si, passe por um processo de autoconhecimento e entenda quais são as pessoas em sua volta que possam ter sofrido algum impacto, e que requeiram algum tipo de pedido de perdão, por exemplo.

Os passos não param por aqui, mas ainda incluem outros fragmentos importantes da vida do sujeito. Veja cada um deles:

  1. Admitimos que éramos impotentes perante a nossa adicção, que nossas vidas tinham se tornado incontroláveis.
  2. Viemos a acreditar que um Poder maior do que nós poderia devolver-nos à sanidade.
  3. Decidimos entregar nossa vontade e nossas vidas aos cuidados de Deus, da maneira como nós O compreendíamos.
  4. Fizemos um profundo e destemido inventário moral de nós mesmos.
  5. Admitimos a Deus, a nós mesmos e a outro ser humano a natureza exata das nossas falhas.
  6. Prontificamo-nos inteiramente a deixar que Deus removesse todos esses defeitos de caráter.
  7. Humildemente pedimos a Ele que removesse nossos defeitos.
  8. Fizemos uma lista de todas as pessoas que tínhamos prejudicado e nos dispusemos a fazer reparações a todas elas.
  9. Fizemos reparações diretas a tais pessoas, sempre que possível, exceto quando fazê-lo pudesse prejudicá-las ou a outras.
  10. Continuamos fazendo o inventário pessoal e, quando estávamos errados, nós o admitíamos prontamente.
  11. Procuramos, através de prece e meditação, melhorar o nosso contato consciente com Deus, da maneira como nós O compreendíamos, rogando apenas o conhecimento da Sua vontade em relação a nós e o poder de realizar essa vontade.
  12. Tendo experimentado um despertar espiritual, como resultado destes passos, procuramos levar esta mensagem a outros adictos e praticar estes princípios em todas as nossas atividades.

Fonte: Narcóticos Anônimos.

A espiritualidade em movimento

Os 12 passos para dependentes químicos consideram a espiritualidade como um ponto chave para a recuperação e a reabilitação. Assim, unem questões espirituais com atitudes que o sujeito pode tomar diante de sua vida, como por exemplo, fazer o seu “inventário pessoal”, para reconhecer suas falhas e defeitos, contribuindo para uma autoanálise e autogestão que vise reequilibrar suas questões internas, admitindo erros e procurando formas de crescer com os mesmos.

Além disso, o processo conta com a consideração de levar para outros adictos esta mensagem e os resultados destes passos, visando a propagação da qualidade de vida.

Livro 12 passos para dependentes químicos

A instituição Alcoólicos Anônimos lançou um livro com os 12 passos do programa explicados e detalhados nos mínimos detalhes. É possível encontrar o ebook digital na loja da Amazon, onde o dependente poderá comprar o livro e se aprofundar no passo a passo com mais afinco. Vale a leitura, especialmente se você quer investir em uma mudança de vida.

Lembre-se que você não está sozinho neste processo, e pode contar com quem compreende os seus anseios e está disposto a lhe ajudar nesta trajetória. Conte com a Interhelp Internação!

Acesse nosso site: www.interhelpinternacao.com.br 
FALE CONOSCO: 0800 500 9945

4/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima